EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • Divulgação | Assessoria

Corrida Bonito 21K: prova de rua em um dos destinos turísticos mais belos do Brasil acontece no dia


Entre um passo e outro, dedicação, suor, força, foco, respiração, garra, velocidade, resistência, superação. A corrida é um esporte que trabalha com o corpo e a mente do praticante, é saúde, bem estar, transformação, vida. Para muitos, as provas são inspirações, eventos que motivam os corredores a treinarem, superarem seus limites. A Bonito 21K nasceu para incentivar a prática da modalidade em uma das regiões mais belas do país, Bonito-MS. A edição deste ano acontece no dia 02 de dezembro e as inscrições já estão abertas pelo site www.bonito21k.com.br.

Localizado em Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros da capital Campo Grande, está o município de Bonito. A beleza da natureza local é surpreendente e encantadora. Rios de águas cristalinas permitem mergulhos e flutuações indescritíveis ao lado de lindos peixes coloridos. Cachoeiras convidam para deliciosos banhos refrescantes. Grutas resgatam fatos históricos da região. Arvorismo e rapel despertam o nosso espírito aventureiro. Cavalgadas e caminhadas permitem contato direto com fauna e flora exuberantes. São dezenas de atrativos turísticos, cerca de 40 opções, que atendem de aventureiros a famílias com crianças.

Uma das idealizadoras da corrida, Kassilene Cardadeiro, conta que a prova foi pensada para unir dois fatores importantes para os corredores: percurso agradável e um destino turístico incrível para se conhecer: “Bonito é considerado um dos principais pólos de ecoturismo do país. Poder correr neste local e, ao mesmo tempo, poder levar a família para conhecer uma região bonita por natureza, para curtir a viagem junto, é sensacional. Para quem vem de fora do estado, recomendamos uma estadia com 3, 4 dias, para participar da prova e desbravar os atrativos turísticos, curtir as águas cristalinas e a cidade, que é um charme a parte”.

Detalhes da prova

Neste ano a Bonito 21K chega à terceira edição, com distâncias de 5, 10 e 21 km e, caminhada de 5 km. A largada será no Balneário Municipal, com vista para o Rio Formoso, de águas cristalinas e rica fauna. O percurso das provas mais curtas é predominantemente de rua (com cerca de 500 metros de trecho de terra e 800 metros de paralelepípedo), leva os atletas a conhecerem a estrada que recepciona os turistas à Bonito-MS, rodeada pela vegetação típica da região. No trajeto da meia maratona também prevalece o asfalto e, além do trecho de estrada, os atletas correm ainda pelo centro da cidade, passando pela praça principal.

Bonito 21K é sinônimo de superação para primeiro vencedor

A prova atrai pessoas de todo o país e tem histórias boas de serem contadas, como a do atleta paulista Rodrigo Murakami, primeiro vencedor na categoria geral em 2015. Antes de sagrar-se campeão, Murakami ‘correu muito’. Em 2014, por exemplo, participou da corrida ‘El Cruce’, em um percurso de 100 km na Patagônia com um amigo. Treinaram intensivamente durante meses. Estava preparado, mas não teve bom desempenho. Após esta experiência, voltou às competições de rua. Colocou como meta a Maratona de Lisboa que aconteceria em outubro. Mais meses de muito treino. Era algo inédito pra ele que tinha o objetivo de bater seu recorde pessoal. Mas, a hidratação com água quente e isotônico não lhe fizeram bem e não teve uma boa performance. Ficou frustrado, ainda assim terminou como o melhor brasileiro.

Em 2015, o atleta escolheu a Bonito 21K como uma das provas do ano. Suou muito a camisa na preparação. Melhorou seu tempo. No dia da corrida, acordou bem cedo. Às 7h30 as buzinas anunciaram a largada. No KM 2 viu um competidor disparar pela frente e logo atrás outros cinco oponentes. “Nunca estive em uma posição tão boa, um atleta na frente e eu em segundo. No início das subidas o primeiro cara sumiu e pensei ‘Se um dia imaginei ganhar não será hoje’. Continuei em segundo e fazendo força até o KM 13, quando o competidor que estava em terceiro me ultrapassou. Sempre sonhei em ganhar uma corrida de longa distância, mas naquele momento não tinha mais perna devido às subidas. Em seguida veio a maior subida, lembrei dos treinos com subidas na Patagônia, da prova de Lisboa. Juro, dei um berro e fui. Eles estavam no KM 13,5. No KM 14, no alto do morro, encostei nos caras. Neste momento estávamos passando pela praça da cidade”, diz.

Resolveu forçar, acelerou e passou a liderar a prova. A vitória ainda não estava garantida, pois logo viu que o segundo colocado estava próximo. Naquele instante relembrou sua trajetória, manteve a cabeça focada e seguiu em frente com muita garra. Na reta final ouviu a torcida gritando e teve uma sensação indescritível. Cruzou a linha de chegada e tornou-se o primeiro vencedor da Bonito 21K. “Minutos depois fui tomar banho no rio, nadei em um local rodeado por peixes, entrei para relaxar e recuperar as pernas. O sol se abriu sobre mim. Na hora lembrei da Patagônia, de Lisboa, nas quais queria ter ido bem, mas pensei ‘Você é brasileiro, seu destino era ganhar aqui’”, finaliza.

Serviço: as inscrições para a Corrida Bonito 21K estão abertas pelo site www.bonito21k.com.br. Quem se inscrever até o dia 30 de outubro terá 50% de desconto no valor da inscrição. Organização: VO2 Corrida de Rua. Realização e Agência Oficial: H2O Ecoturismo e Eventos. Informações e pacotes pelo telefone (67) 3255-3535 ou pelo site www.h2oecoturismo.com.br.

#diversão

Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram