EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • #EUsouMS

100 anos da Morada: Conheça a história de Bernardo Franco Baís


Bernardo Franco Baís nasceu em 1861, na cidade de Luca, na região da Toscana na Itália. Veio para o Brasil aos quinze anos de idade onde, primeiramente, morou na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Em 1879 Baís se muda para o antigo arraial de Campo Grande no estado de Mato Grosso.

No novo estado, Bernardo Baís casou-se com Amélia Alexandrina, filha de fazendeiros da região de Coxim. Da união o casal teve nove filhos, sobrevivendo sete: Celina, Ida, Lídia, Júlio, Orfeu, Bernardo e Amélio.

A vida profissional de Baís começou ainda jovem mascateando mercadorias transportadas em lombo de burro. Posteriormente, com o sucesso de seus negócios, Bernardo abriu comércio em Campo Grande e fez fortuna com seus negócios e trabalhos.

Bernardo Baís também foi sócio da importante casa comercial WANDERLEY, BAÍS & CIA, localizada no Casario do Porto em Corumbá (MS). O empreendimento foi instalado com muito luxo e requinte. Para se ter uma ideia da grandeza do empreendimento, Baís foi à Itália e comprou um navio a vapor e com ele trouxe para Corumbá todos os equipamentos e mercadorias para a inauguração.

Posteriormente, o vapor Iguatemy passou a fazer fretes para Assunção e Montevidéu, até entrar em funcionamento a ferrovia (1914), que ligou, inicialmente, Porto Esperança a Bauru, deslocando aos poucos a rota comercial.

Bernardo e a Ferrovia

O traçado original da ferrovia não previa uma curva que levaria os trilhos a passarem em frente do solar dos Baís. Através de relatos do Sr. Aparício Dorneles, descobriu-se que Bernardo Franco Baís solicitou e foi atendido pelo engenheiro construtor da obra que colocou a linha férrea na frente da sua residência.

Em 19 de agosto de 1938, Bernardo Baís, aos 77 anos de idade e com problemas de audição, foi atropelado por uma locomotiva da NOB, que seguia para São Paulo, quando atravessava os trilhos perto da passagem de nível da Rua 15 de Novembro, em direção à casa dos filhos. Faleceu no dia seguinte.

Com informações: PMCG

Foto: dadosefatoshistoricos.blogspot.com

#gente

live-06-07-s (1).png

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram