EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • Divulgação | Assessoria

Beaujolais Nouveau uma tradição


Se você começou a girar taça recentemente talvez não conheça Beaujoais Nouveau.

Todos os anos o lançamento do Beaujolais Nouveau é comemorado com uma grande festa ao redor do mundo. Um verdadeiro acontecimento que se repete tradicionalmente na terceira quinta-feira de Novembro, quando são oficialmente lançadas as garrafas deste vinho jovem, fresco e sedutor. Disputado por milhares de pessoas é bebido simultaneamente em mais de 190 países, envolvendo uma megaoperação de logística.

O Beaujolais Nouveau é produzido com a uva Gamay plantada nos vinhedos localizados nas denominações Beaujolais na Borgonha. Uma uva diferente da Pinot Noir, que se dá particularmente bem nos solos de granito, a Gamay combina uma acidez natural elevada com poucos taninos, originando vinhos de corpo leve e bastante perfumados. Na Borgonha, ela é plantada desde o século 14, sendo a única variedade permitida na produção do Beaujolais Nouveau. Além disso, em Beaujolais, a colheita deve ser manual, assim como acontece em Champagne.

Por ser lançado no mesmo ano em que as uvas foram colhidas e para mostrar um frutado intenso e cativante, o Beaujolais Nouveau passa por uma fermentação mais breve, conhecida por maceração carbônica. Nesse processo, os cachos inteiros das uvas são cobertos por gás carbonico e, sem a presença de oxigênio, parte do açúcar de dentro dos bagos é transformado em álcool sem necessidade de leveduras. Esta técnica preserva fresco e frutado o vinho, sem extrair taninos amargos das cascas da uva, apresentando notas típicas de banana, de frutas vermelhas e florais. O resultado são vinhos leves e cheios de fruta.

Dia 22/11 já é possível repetir a frase “Le Beaujolais nouveau est arrivé!“.

A Confraria Meia-Taça comemora com o mundo a chegada do Beaujolais Noveau, um evento organizado pela confraria com a parceria do Restaurante Terradaságuas – SENAC.

O Beaujolais de Joseph Drouhin foi o escolhido, produtor de grande prestígio, um dos mais reputados da Borgonha, eleito por 16 anos consecutivos o melhor Beaujolais Noveau da França.

Joseph Drouhin Beaujolais Nouveau 2019 (R$ 139,90) www.mistral.com.br

#gastronomia

live-06-07-s (1).png

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram