EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • #EUsouMS

Voluntária promove baile para o projeto “Água para Vidas”


A voluntária Vanessa Grauth promove no dia 07 de março um baile solidário na escola de dança de salão Harmonia. Toda a renda do evento será revertida para o projeto “Água para Vidas” da ONG Habitat que beneficia famílias do agreste pernambucano.

O projeto visa a construção de cisternas para famílias do interior de Pernambuco que não tem acesso a água encanada. Grauth destaca a importância do trabalho da ONG “Eu sempre gostei das ações realizadas pela Habitat para a humanidade. Acredito que o trabalho deles ajuda a mudar muito a realidade de quem precisa.”

Vanessa também fala sobre a importância do trabalho voluntário: “Após 2019 na minha vida, eu senti necessidade de ser mais ativa com a minha contribuição pra sociedade. Como forma de fazer o bem e me nutrir dele também. Quando vi o projeto Água para vidas, refleti sobre a realidade de vida que eles têm, tendo que caminhar horas por dia para encontrar água pras necessidades básicas. E também no que isso tudo acarreta, seja em toda a questão de saúde como também na educação das crianças que ao invés de irem pra escola, muitas vezes precisam acompanhar as suas mães a procura de açudes pra sobreviver enquanto seus pais trabalham para receber meio salário mínimo... É uma realidade muito distante da nossa realidade aqui em MS. E água é TÃO BÁSICO! TÃO NECESSÁRIA!”

A voluntária também destaca o processo de produção das cisternas: “Em Julho, com a ajuda de vocês eu e mais 8 voluntários estaremos carregando tijolos e batendo argamassas para ajudar a construir não somente 3 cisternas, como também novas possibilidades de vida para famílias nordestinas.”.

A ONG também salienta a importância dos voluntários nesse processo: “Neste programa, é essencial a participação de voluntários em mutirões para construção de cisternas. Recebemos tanto grupos voluntários de empresas (voluntariado corporativo) quanto grupos de voluntários de escolas e universidades. Estamos transformando a vida de famílias, dando acesso a um dos direitos humanos mais básicos: água de qualidade.”

O que são cisternas?

Uma cisterna é um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água, podendo ser da água potável ou da água da chuva.

O Projeto “Água para vidas”:

Todo ano, milhares de pessoas sofrem com a seca no nordeste brasileiro. Famí­lias vivendo nesta região trabalham principalmente com agricultura, recebendo menos de um salário mí­nimo por mês. A situação de vulnerabilidade econômica e social se agrava com a chegada dos meses de verão, quando, por falta de chuva, as plantações diminuem e, consequentemente, o trabalho disponí­vel também.

A população carece de infraestrutura em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito ao acesso à água de qualidade. A falta de disponibilidade de água força mulheres, crianças e idosos a caminharem longas distâncias, diversas vezes por semana, para abastecerem suas casas. Em muitos casos, a caminhada leva em torno de duas horas, ida e volta. Devido a esta situação, é muito comum que mulheres e crianças na região não tenham acesso pleno a educação, o que diminui severamente suas chances de um futuro mais próspero. Mulheres que dedicam seu dia a esta tarefa não têm possibilidade e trabalhar e, portanto, não podem contribuir com a renda familiar. Esta realidade as coloca em dependência de seus maridos, o que, por sua vez, aumenta o número de casos de agressão e violência doméstica.

Em muitos casos, a água utilizada pela famí­lia não é tratada, pois vem de açudes e lagos. Estes locais também são usados por animais; para lavanderia comunitária; para banho; para dejetos. O uso de água inadequada aumenta, por sua vez, a aparição de doenças e outros problemas de saúde.

Para trazer alí­vio à região, Habitat para a Humanidade Brasil se aliou a parceiros locais e internacionais com o objetivo de proporcionar a estas famílias com os meios necessários para captação e armazenamento de água.

A Habitat:

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização global não governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental. No Brasil há 25 anos, Habitat já desenvolveu projetos em 11 estados e transformou a vida de mais de 76 mil pessoas. Em 2016, Habitat Brasil foi eleita como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, recebendo o selo do Instituto Doar. No ano seguinte, recebemos o selo de #ONGTransparente, do mesmo instituto. Ambas premiações representam a seriedade e qualidade da nossa gestão e transparência.

Serviço:

Data: 07/03/2020

Horário: 21h

Ingresso: R$ 10,00

Local: Harmonia escola de Dança de Salão – Rua Bahia, 963 – Jardim dos Estados

#gente

live-06-07-s (1).png

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram