EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Festa Junina em casa: saiba como manter o sabor da data sem comprometer a dieta

Nutricionista aponta dicas para apreciar pratos sem deixar de lado os cuidados com a saúde 

O tão esperado mês das festas juninas chegou e, mesmo em época de isolamento social, familiares e amigos prometem fazer bonito em casa para que a data não passe em branco. E por que não pensar em quitutes saborosos e saudáveis para trazer mais leveza e não comprometer a dieta? Apesar das festas juninas, é possível caprichar nas guloseimas e manter o equilíbrio, segundo o que diz a nutricionista do Fort Atacadista, Glaucia Stasiak. 


Glaucia lembra que o período de festas coincide com o inverno, onde o metabolismo do corpo fica mais acelerado para se aquecer, aumentando consequentemente o consumo de energia. Com isso, a tendência é que as pessoas sintam mais fome e exagerem um pouco na alimentação. Mas, reduzindo ou trocando alguns ingredientes, é possível comer os mesmos petiscos de sempre sem perder a alegria do momento, deixando a saúde em dia. 


Uma dica importante é reduzir a quantidade de açúcar, gordura e sal, optando por ingredientes in natura ou minimamente processados. Outra forma de evitar o consumo exagerado é comer mais devagar, saboreando os pratos lentamente, pois desse modo o organismo dará sinais claros de estar plenamente saciado. 


Alguns alimentos típicos da data são considerados mais adequados para quem não quer exagerar. O milho verde, por exemplo, possui carboidrato com muita fibra, mas deve ser consumido com pouco sal e sem manteiga. Já o pinhão é um alimento muito saudável, rico em fibras e minerais e possui boas gorduras, como ômega 6 e 9, e ácido pinolênico, que atua como inibidor de apetite. “Importante é dar preferência para consumi-lo em sua versão cozida em água”, pontua. 


O cuscuz é um dos pratos queridinhos das festas juninas. Neste caso, a versão preparada com legumes, ovos e atum pode ser uma boa escolha. Compondo a mesa de delícias, vem a batata doce, rica em carboidratos e vitaminas e seu podendo ser cozida ou assada. E as receitas com leite de coco também são bem-vindas. “Esse ingrediente é muito rico em ácido láurico, que combate o colesterol ruim, afasta inflamações e contribui na manutenção do peso”. 


O amendoim é outro alimento bastante procurado para os arraiais. É considerado calórico, mas contém gordura boa. A indicação aqui é dar preferência aos torrados em casa e com casca, pois os industrializados possuem muito sódio. “O importante  é  ter em mente que o consumo exagerado de alimentos sempre trará resultados negativos para a saúde, por isso, consuma de forma moderada e mantenha seu corpo hidratado”, alerta a especialista. 


Vinhos - A nutricionista destaca ainda a preferência ao vinho durante as festividades. A escolha é uma boa pedida para aquecer e, além disso, seu consumo moderado faz bem ao coração. “O vinho é rico em flavonóides, resveratrol, e antioxidantes que combatem os radicais livres”, reitera. A linha MaCool, por exemplo, é exclusividade do Fort Atacadista e está com valores promocionais em sua lâmina digital, com pagamento facilitado em até 4 vezes sem juros, pelo Vuon Card. E no inverno esse parcelamento segue até o dia 31 de agosto. 


Onde encontrar - Na rede Fort Atacadista, que possui sete lojas em Campo Grande, o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar para casa uma alimentação mais balanceada. Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista ficam localizadas nos seguintes endereços:


Loja 89 - Parati - Rua da Divisão, 1208

Loja 78 - Tiradentes - R. Antônio Bicudo, 112 - Jardim São Lourenço.

Loja 170 - Coronel Antonino - R. São Borja, 586 - Vila Rica

Loja 77 - Shopping Norte Sul Plaza - Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300

Loja 76 - Getúlio Vargas - Av. Pres. Vargas, 1336 - Papa João Paulo II

Loja 180 - Guanandi - Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 - Jardim Jacy

Loja 100 - Moreninhas - Av. Gury Marques, 4855.

Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram