EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

É preciso atenção à saúde física e mental durante a pandemia da Covid-19

A Organização Mundial de Saúde declarou em 11 de março de 2020 que o surto de COVID-19 evoluiu para uma pandemia (Lau, Khosrawipour, Kocbach, Mikolajczyk, Ichii, Schubert, et al., 2020), ou seja, a doença se espalhou por todo o planeta ocorrendo transmissão contínua. Esse fato levou diversos países a adotar a estratégia de “Distanciamento Social” que consiste em proibir situações que gerem aglomerações tais como shows, eventos esportivos, academias esportivas, escolas, congressos e outros, além de recomendar que a população fique em casa o máximo de tempo possível como forma de impedir novos casos da doença (Escher, 2020).


O professor do Sesc Camillo Boni, Ray Pereira, destaca que essa estratégia, embora necessária para conter o avanço da doença, preocupa estudiosos no mundo todo, pois pode reduzir os níveis de atividade física da população, citando como referências Chen, Mao, Nassis, Harmer, Ainsworth, & Li, 2020. Sedentarismo esse que pode resultar em perda da condição física, funcional e de saúde (Barbalho, Gentil, Izquierdo, Fisher, Steele& Raiol, 2017).



A prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida na literatura científica como uma estratégia não-farmacológica para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico ou psicológico (Luan, Tian, Zhang, Huang,Li, Chen & Wang, 2019). “Vale destacar ainda a ação dos exercícios físicos no sistema imunológico”, acrescenta Ray.


A prática regular de exercícios físicos fortalece o sistema imunológico diminuindo a incidência de doenças transmissíveis como as infecções virais (Campbell& Turner, 2018)


*Ray Pereira é Professor do Sesc Camillo Boni. Graduado em Educação Física. CREF 007931-G/MS. É graduado em Educação Física e especialista em Gestão Escolar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

© 2021 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram