EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Livro “Mulheres na Quadra” traz um resgate histórico do futsal feminino de Campo Grande


Histórias, personagens, campeonatos, jogos, preconceitos, valores... Que antes se restringiam a memória de quem faz parte da história do futsal feminino da capital, estão guardados e registrados no livro-reportagem “Mulheres na Quadra: um resgate histórico do futsal feminino em Campo Grande-MS”, da jornalista Isabela Ferreira, lançado em 2011 pela Life Editora. O livro nasceu como um trabalho de conclusão de curso de Isabela, que em busca do diploma acadêmico, aliou o gosto pela escrita e pelo futsal feminino (a autora jogou por 6 anos defendendo o Colégio Dom Bosco e a UCDB) e, produziu um livro-reportagem contando histórias de equipes desta modalidade. “Produzi o livro durante todo o ano de 2010. Entrevistei mais de 30 pessoas, entre jogadoras, técnicos, árbitros, organizadores de competições, entre outros. Realizei pesquisas nos jornais mais consolidados da década de 90: Correio do Estado e Diário da Serra. Além disso, também pude contar com um grande arquivo fotográfico, fornecido pelos próprios personagens que guardavam notícias e fotografias”, conta.

Entre pesquisas e entrevistas, a autora descobriu que a história da modalidade (que permanecia no esquecimento) iniciou-se em Campo Grande-MS em 1982. A partir disso, o livro foi escrito em ordem cronológica, por meio de capítulos que resgatam histórias de sete times que contribuíram com o nascimento e fortalecimento do futsal feminino: Comave, Ase/Depósito Bueno, Adipa, Pelezinho, Funlec, ABC e Dom Bosco/UCDB. Peculiaridades desse esporte, como preconceito, metodologia de treinamento e formação educacional, também são debatidos ao longo do livro. A autora lança um novo olhar sobre essa modalidade, que desde o início vem sendo conduzida por apaixonadas (os) por futsal, pessoas que driblaram dificuldades e marcaram gols que reverberam até hoje. “Para o futsal feminino é de suma importância um livro como esse, pois valoriza a modalidade e os personagens dessa história, esta obra só tem a contribuir para que as meninas que estão começando dêem continuidade a este esporte. Pra mim, participar deste livro é mais uma realização dentre as várias que o futsal me proporcionou”, afirma a ex-jogadora Rosirene Lopes, importante personagem da obra.

Ao deixar registrada essa história, ao mesmo tempo, a jornalista reconhece e valoriza os tantos campo-grandenses que dedicaram suas vidas à modalidade, pessoas que sentiam-se esquecidas, deixadas “de fora das quadras”, como a microempresária Marcia Moraes, pioneira que formou a primeira equipe feminina na década de 80: “Pra mim é maravilhoso a publicação deste livro, fundamental, agora todo meu esforço pela modalidade, os preconceitos que passei, serão reconhecidos. O futsal faz parte da história da minha vida”. A publicação desta obra inédita surgiu a partir da aprovação do livro no Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS). Com o objetivo de reconhecer os grandes personagens da modalidade e principalmente divulgar a história do futsal feminino, a autora distribuiu uma parcela dos livros para escolas públicas e privadas da capital, além de cursos de Jornalismo e Educação Física de universidades locais. Entidades esportivas e pessoas que atuam na área, como técnicos e jogadoras, também foram contemplados.

O livro pode ser encontrado em bibliotecas de escolas públicas e privadas e de universidades de Campo Grande-MS, além de bibliotecas regionais.

#gente #relax

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cine Sesc encerra mostra “Mondo Fellini”

O Cine Sesc do Sesc Cultura MS encerra na primeira semana de março a mostra “Mondo Fellini”, comemorativa ao ano em que o diretor italiano Federico Fellini completaria 101 anos. As sessões são sempre

gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com