EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Livro “Mulheres na Quadra” traz um resgate histórico do futsal feminino de Campo Grande


Histórias, personagens, campeonatos, jogos, preconceitos, valores... Que antes se restringiam a memória de quem faz parte da história do futsal feminino da capital, estão guardados e registrados no livro-reportagem “Mulheres na Quadra: um resgate histórico do futsal feminino em Campo Grande-MS”, da jornalista Isabela Ferreira, lançado em 2011 pela Life Editora. O livro nasceu como um trabalho de conclusão de curso de Isabela, que em busca do diploma acadêmico, aliou o gosto pela escrita e pelo futsal feminino (a autora jogou por 6 anos defendendo o Colégio Dom Bosco e a UCDB) e, produziu um livro-reportagem contando histórias de equipes desta modalidade. “Produzi o livro durante todo o ano de 2010. Entrevistei mais de 30 pessoas, entre jogadoras, técnicos, árbitros, organizadores de competições, entre outros. Realizei pesquisas nos jornais mais consolidados da década de 90: Correio do Estado e Diário da Serra. Além disso, também pude contar com um grande arquivo fotográfico, fornecido pelos próprios personagens que guardavam notícias e fotografias”, conta.

Entre pesquisas e entrevistas, a autora descobriu que a história da modalidade (que permanecia no esquecimento) iniciou-se em Campo Grande-MS em 1982. A partir disso, o livro foi escrito em ordem cronológica, por meio de capítulos que resgatam histórias de sete times que contribuíram com o nascimento e fortalecimento do futsal feminino: Comave, Ase/Depósito Bueno, Adipa, Pelezinho, Funlec, ABC e Dom Bosco/UCDB. Peculiaridades desse esporte, como preconceito, metodologia de treinamento e formação educacional, também são debatidos ao longo do livro. A autora lança um novo olhar sobre essa modalidade, que desde o início vem sendo conduzida por apaixonadas (os) por futsal, pessoas que driblaram dificuldades e marcaram gols que reverberam até hoje. “Para o futsal feminino é de suma importância um livro como esse, pois valoriza a modalidade e os personagens dessa história, esta obra só tem a contribuir para que as meninas que estão começando dêem continuidade a este esporte. Pra mim, participar deste livro é mais uma realização dentre as várias que o futsal me proporcionou”, afirma a ex-jogadora Rosirene Lopes, importante personagem da obra.

Ao deixar registrada essa história, ao mesmo tempo, a jornalista reconhece e valoriza os tantos campo-grandenses que dedicaram suas vidas à modalidade, pessoas que sentiam-se esquecidas, deixadas “de fora das quadras”, como a microempresária Marcia Moraes, pioneira que formou a primeira equipe feminina na década de 80: “Pra mim é maravilhoso a publicação deste livro, fundamental, agora todo meu esforço pela modalidade, os preconceitos que passei, serão reconhecidos. O futsal faz parte da história da minha vida”. A publicação desta obra inédita surgiu a partir da aprovação do livro no Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS). Com o objetivo de reconhecer os grandes personagens da modalidade e principalmente divulgar a história do futsal feminino, a autora distribuiu uma parcela dos livros para escolas públicas e privadas da capital, além de cursos de Jornalismo e Educação Física de universidades locais. Entidades esportivas e pessoas que atuam na área, como técnicos e jogadoras, também foram contemplados.

O livro pode ser encontrado em bibliotecas de escolas públicas e privadas e de universidades de Campo Grande-MS, além de bibliotecas regionais.

#gente #relax

LIGUE 188 CVV CENTRO DE VALORIZACAO A VI
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram