Quase 800 ritmistas de 19 fanfarras promoveram um verdadeiro espetáculo de mais de seis horas de duração durante a primeira edição da Copa Pantanal de Bandas e Fanfarras da Juventude, no sábado, 18 de novembro, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros.
Foto: Clóvis Neto/PMC
A competição – com representantes de Corumbá, Ladário, Aquidauana e Anastácio – teve três categorias: Banda de Percussão Coreografada Juvenil (de 08 a 16 anos); Banda de Percussão Marcial e Banda de Percussão Coreografada Sênior (de 17 a 32 anos).
O evento teve como objetivos estimular a organização de Bandas e Fanfarras; contribuir para a formação social; formação cultural e artística; desenvolver espírito de equipe; contribuir para o desenvolvimento do espírito de responsabilidade e respeito individual e comunitário.
Pelo regulamento, cada banda tinha até 15 minutos para sua exibição. As notas, atribuídas por nove jurados, foram de 05 a 10 e podendo ser fracionada em décimos. As premiações individuais foram as seguintes: balizador para a Escola Carlos de Castro Brasil; baliza venceu a Escola Cândido Mariano (Aquidauana), o prêmio de mor ficou com o CEJAR (Aquidauana) e o melhor regente foi da Escola Municipal José de Souza Damy.
Nas categorias também foram premiados os quesitos musicalidade e coreografia. Apenas na categoria Banda de Percussão Marcial não houve premiação para campeão geral. Nas duas restantes a corporação que somou mais pontos levou o título geral.
A Copa Pantanal de Bandas e Fanfarras da Juventude é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos através de sua Coordenadoria de Políticas Públicas Para Juventude. Contou com apoios da Associação de Instrutores de Bandas e Fanfarras de Corumbá, Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Secretaria Municipal de Educação. Confira abaixo os campeões por categoria.
Banda de Percussão Coreografada Juvenil (de 08 a 16 anos)
Quesito Coreografia
3° lugar: CAIC (Corumbá)
2° lugar: Gabriel Vandoni de Barros (Corumbá)
1° lugar: Banlampec (Corumbá)
Quesito Musicalidade
3° lugar: CAIC (Corumbá)
2° lugar: Autoria/JGP
1° lugar: Banlampec (Corumbá)
Campeão Geral
Banlampec (Corumbá)
Banda de Percussão Marcial
Quesito Coreografado
2° lugar: Cândido Mariano (Aquidauana)
1° lugar: Escola Municipal José de Souza Damy (Corumbá)
Quesito Musicalidade
2° lugar: Marquês de Tamandaré (Ladário)
1° lugar: CEJAR (Aquidauana)
Banda de Percussão Coreografada Sênior (de 17 a 32 anos)
Quesito Coreografia
3° lugar: Bamperez (Corumbá)
2° lugar: Fernando de Barros (Corumbá)
1° lugar: Pérola do Pantanal (Ladário)
Quesito Musicalidade
3° lugar: Banisam (Ladário)
2° lugar: Octacílio Faustino da Silva (Corumbá)
1° lugar: Pérola do Pantanal (Ladário)
Campeão Geral
Pérola do Pantanal (Ladário)