EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • Divulgação | Assessoria

Dedê Cesco será uma das chefs que levará o nome de MS para desfile das escolas de samba do Rio


Chef e grupo de amigos que irão desfilar na União da Ilha, que neste ano homenageia a gastronomia brasileira, farão um ensaio geral, com feijoada e samba, neste sábado (27), na capital.

Além de talento na cozinha é preciso ter ‘samba no pé’. É isso mesmo. Com o samba-enredo ‘Brasil Bom de Boca’, neste ano a escola União da Ilha do Governador, do Rio de Janeiro-RJ, vai cantar e mostrar na Marquês de Sapucaí as riquezas da culinária brasileira. Para tanto, chefs renomados de diversos estados brasileiros foram convidados para sambar na avenida, entre eles dois representantes de Mato Grosso do Sul, Paulo Machado e Dedê Cesco. A escola desfila no Grupo Especial, na segunda-feira (12), entre 22h25 e 22h45, pelo horário de MS. Mas antes do grande dia, Dedê e um grupo de amigos do nosso Estado que também irá desfilar, realizam um ensaio geral, neste sábado (27), a partir das 13 horas, no Sarau do Alfredão, com feijoada e, é claro, muito samba.

Dedê Cesco conta que o convite partiu do chef e amigo Paulo Machado, que foi convidado pela renomada chef Flavia Quaresma, profissional chamada para integrar a curadoria da escola União da Ilha. “Estou emocionada com o convite, fiquei honrada, muito feliz. A gastronomia brasileira está cada vez mais em pauta, assim como a sul-mato-grossense, que tem se destacado muito nos últimos anos, especialmente pelo trabalho brilhante do Paulo Machado. Ver a gastronomia brasileira sendo homenageada no carnaval do Rio de Janeiro, uma das maiores representações culturais do mundo, é fantástico”, realça.

Dona de um dos nomes mais reconhecidos da culinária sul-mato-grossense, Dedê Cesco transita com facilidade entre múltiplas cozinhas há mais de 30 anos. Cursou gastronomia na École Ritz Escoffier-Paris e é mestre em Estudos Fronteiriços voltados para a Gastronomia Regional. Foi uma das pioneiras no estado em oferecer ao público uma culinária contemporânea no seu restaurante Centurion. Além de banqueteira, ministra cursos na Cozinha Experimental dos Supermercados Comper há 16 anos e também em seu Espaço Gastronômico em Campo Grande-MS. Frequentemente é convidada para importantes eventos e programas gastronômicos no Brasil, sendo um deles o MasterChef Brasil, no qual foi jurada na terceira temporada.

Culinária brasileira na Sapucaí

Com cerca de 3.200 componentes, 5 alegorias e 29 alas a União da Ilha vai servir para o público os encantos, as histórias, os sabores e as cores da culinária brasileira. O samba-enredo trará uma verdadeira poesia sobre a gastronomia. As fantasias, os carros alegóricos, as ornamentações trarão referências daqueles que ajudaram a construir a nossa cozinha, como por exemplo, a influência dos portugueses, dos indígenas, entre outros. Ingredientes como o milho e o cacau também serão reverenciados no desfile. Juntando a fome com a vontade de vencer, a escola fará um verdadeiro banquete na avenida, regado a música, dança e alegria.

Ensaio na capital

Para chegar ao Rio de Janeiro com o enredo ‘na ponta da língua e o samba no pé’, o grupo de amigos de MS, que irá desfilar pela União da Ilha, se reúne no próximo sábado (27), a partir das 13 horas, no Sarau do Alfredão. “Como não iremos participar do ensaio geral da escola no Rio, decidimos fazer o nosso próprio ensaio aqui na capital. Meu coração já está, literalmente, cantando e sambando. Todos os dias eu ouço o samba-enredo. Só de imaginar o desfile já fico emocionada. Acredito que a gastronomia brasileira e todos os profissionais que atuam nesta área, tão apaixonante, estão em festa por esta homenagem”, finaliza a chef Dedê. O Sarau do Alfredão está localizado na rua Rouxinóis, 544, bairro Tiradentes.

Texto: Isabela Ferreira

Foto: Divulgação

#gastronomia #Carnaval

LIGUE 188 CVV CENTRO DE VALORIZACAO A VI
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram