Apresentações movimentam a cena cultural da capital; oportunidade para apreciar a produção local em dança.
Neste mês de agosto o projeto ‘Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais’, traz ao palco o espetáculo 'Plagium?', da Cia Dançurbana, nos dias 10, 11 e 12 e, o espetáculo 'Términus', do Grupo Bailah, nos dias 17, 18 e 19. As apresentações serão sempre às 19h30 na Casa de Ensaio; elas integram a ‘Temporada Quanto Custa?’, formato no qual o público define o valor do ingresso.

O ‘Dançurbana em Casa – Ciclo de Atividades Culturais’ começou em julho e segue até dezembro com ações relacionadas à área da dança, como cursos, oficinas, temporadas de espetáculos, mostras de danças, residências, intercâmbios e diálogos de aproximação com o público. Marcos Mattos, diretor do Dançurbana, conta que a proposta é criar ações de sustentabilidade para a companhia, além de fomentar a valorização da cena cultural de Campo Grande, aproximando o público das atividades e do trabalho desenvolvido pelo grupo: “Acredito que seja o momento para refletirmos sobre esses temas, potencializarmos redes de escoamento da produção local”.
A ‘Temporada Quanto Custa?’ traz um sistema de ingressos alternativo, o “Pague Quanto Quiser”. Funciona assim: o público assiste ao espetáculo e ao final da apresentação contribui de forma voluntária com o valor que quiser e puder. A companhia entende que as produções artísticas devem estar ao alcance de todos, viabilizando o acesso. Por isso, o público poderá escolher quanto pagar. “É uma decisão individual, mas que reflete no todo, e isso faz toda a diferença”, completa.
Plagium?

O espetáculo ‘Plagium?’, da Cia Dançurbana, busca questionar a autoria em dança e quais ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica – original ou cópia? Tudo que criamos é original? A partir dessas indagações este trabalho apropria-se de recortes de obras de companhias de dança reconhecidas para criar um espetáculo particular. Nesta releitura há referências do trabalho original de 2009 e novas inspirações de espetáculos de companhias e artistas, como: Ginga Cia de Dança (Cultura Bovina), Cena 11 (Cartas de amor ao inimigo), Membros Cia de Dança (Meio Fio), Quasar Cia de Dança (No Singular), Ohad Naharin (Decadance) e 605 Collective (Inheritor Album e Audible).
Términus
Criado pelo Grupo Bailah, Términus é um espetáculo composto por experiências, vivências e sentimentos dos bailarinos traduzidos para personagens fictícios. Mostrando seus encontros e desencontros, o espetáculo flui por coreografias com uma proposta rítmica e cênica, concreta mas abstrata, retratando as descobertas e términos da vida.
Cursos Livres
Desde julho a Cia Dançurbana está oferecendo cursos livres em dança na Casa de Ensaio. Nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20 horas, tem aula de Street Jazz/Jazz Funk e, das 20h às 21 horas, Dança de Salão. Nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, Dança para Crianças (05 a 07 anos) e, das 19h30 às 20h30, Iniciação às Danças Urbanas. Os cursos têm valores acessíveis. Quem se interessar pode se inscrever pela fanpage da Cia Dançurbana, www.facebook.com/paginadancurbana/ no botão “Cadastre-se” ou, pelos telefones (67) 3384-4843 ou 99238-2829.

Serviço: as apresentações do espetáculo 'Plagium?', da Cia Dançurbana, acontecem nos dias 10, 11 e 12 e as do espetáculo 'Términus', do Grupo Bailah, nos dias 17, 18 e 19. Todas as apresentações sempre às 19h30 na Casa de Ensaio, localizada na Rua Visconde de Taunay, 203, Bairro Amambaí. São 50 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada espetáculo.
Lembrando que o valor do ingresso será definido pelo público. Mais informações pelos telefones: (67) 3384-4843 ou 99238-2829.
Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo
Fotos:
1 - Hélton Perez / Vaca Azul
2 - Franciella Cavalheri