EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Circula Dançurbana: companhia leva espetáculos e oficinas para alunos de escolas municipais


Projeto acontece de agosto a dezembro e, neste mês, também promove apresentações para deficientes visuais com áudio-descrição.

Com o propósito de conectar alunos de escolas municipais com a dança, aproximando-os do fazer artístico e incentivando o contato com essa manifestação cultural, a Cia Dançurbana inicia neste mês de agosto a segunda edição do ´Circula Dançurbana´. O projeto está sendo desenvolvido com o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC) e, até dezembro, levará oficinas e espetáculos do repertório do grupo para diferentes escolas municipais e para a Casa de Ensaio.

"O Circula Dançurbana nasceu para aproximar escola e dança, estimular a prática e possibilitar o contato com espetáculos artísticos, buscando promover experiências únicas e enriquecedoras para os alunos. Nosso maior objetivo é incentivar a aproximação entre educação e cultura no ambiente escolar. Que cada vez mais crianças e jovens tenham contato com teatro, dança, música, artes plásticas, cinema e outras manifestações culturais, e, tudo isso, dentro do universo deles, na escola. Eles passam boa parte do tempo no colégio e as experiências boas da vida também são feitas nesse lugar, aprendemos muito ali, então como que nós, enquanto artistas, enquanto cidadãos, podemos contribuir para isso? O projeto vem com essa missão, de ´plantar´ essa sementinha, de fomentar o acesso à cultura", destaca o diretor Marcos Mattos.

O projeto acontece por meio de duas etapas. Na Etapa Escola a companhia realiza oficinas de mediação com os alunos (para aproximá-los do fazer artístico) e depois apresenta espetáculos de dança dentro da escola. As oficinas serão conduzidas por Kelly Queiroz, arte-mediadora e mestranda em educação pela UEMS. E, na Etapa Espaço Cênico, o grupo leva os alunos para a Casa de Ensaio, para que assistam aos espetáculos em um espaço cultural, onde eles têm a oportunidade de ver a apresentação completa com iluminação cênica e cenário.

Estudantes de três escolas municipais recebem as ações de agosto a dezembro: EM Imaculada Conceição, EM Professora Arlene Marques de Almeida e EM Professor João Candido de Souza. Ao todo, no ambiente escolar e no cênico, eles vão assistir quatro espetáculos: ´Poracê – O Outro de Nós´, ´Plagium?´, FLUZZ e R.U.I.A.

Programação de agosto

Neste mês as ações são referentes ao espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´. Pela Etapa Escola, na Escola Municipal Imaculada Conceição serão realizadas oficinas no dia 20 de agosto, às 9h30 e 15h30. E no dia 21, às 9h30 e 15h30, o grupo apresenta o espetáculo. Na Escola Municipal Professora Arlene Marques de Almeida a companhia desembarca no dia 27, com oficinas às 9h e 15h30 e, no dia 28, com as apresentações às 10h e 16 horas. E, na Escola Municipal Professor João Candido de Souza, serão realizadas oficinas no dia 29, às 9h30 e 15h30, e apresentações no dia 30, às 9h30 e 15h30.

Já na Etapa Espaço Cênico, a Cia Dançurbana apresenta ´Poracê – O Outro de Nós´, no dia 23 de agosto na Casa de Ensaio. Às 9 horas haverá uma apresentação voltada para deficientes visuais, com áudio-descrição. E, às 14 horas, para alunos da Casa de Ensaio e também para deficientes visuais.

Espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´

Do Nheengatu, a palavra ´Poracê´, significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. ´Poracê – O outro de nós´ é um espetáculo sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes propõem formas diversas de ser e estar no mundo. Provocados por três coreógrafos com experiências distintas, os intérpretes-criadores Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Livia Lopes, Maura Menezes, Rose Mendonça e Thiago Mendes, também diferentes entre si, investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar onde vivemos: Mato Grosso do Sul. O trabalho reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

Serviço: mais informações sobre o projeto ´Circula Dançurbana´ pela fanpage, pelo instagram, pelo telefone: (67) 99238-2829 ou pelo email contato.dancurbana@gmail.com.

Cronograma de atividades de agosto:

ETAPA ESCOLA

Escola Municipal Imaculada Conceição

20 de agosto

Ação: oficinas de mediação cultural - espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Horários: 9h30 e 15h30.

21 de agosto

Ação: apresentações do espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Horários: 9h30 e 15h30.

Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida

27 de agosto

Ação: oficinas de mediação cultural - espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Horários: 9h e 15h30.

28 de agosto

Ação: apresentações do espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Horários: 10h e 16 horas.

Escola Municipal Professor João Candido de Souza

29 de agosto

Ação: oficinas de mediação cultural - espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Horários: 9h30 e 15h30.

30 de agosto

Ação: apresentações do espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Horários: 9h30 e 15h30.

ETAPA ESPAÇO CÊNICO

23 de agosto

Ação: apresentações do espetáculo ´Poracê – O Outro de Nós´.

Local: Casa de Ensaio.

Horários: 9 horas para deficientes visuais e às 14 horas para deficientes visuais e alunos da Casa de Ensaio.

--

Investimento

Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC)

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR)

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Apoio

Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Escolas Municipais Imaculada Conceição, Professora Arlene Marques de Almeida e Professor João Candido de Souza

Casa de Ensaio

Produção

Arado Cultural

Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

Fotos: Franciella Cavalheri / Cravo Filmes

#diversão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com