EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • #EUsouMS

Já ouviu falar em ambientes instagramáveis? A arquiteta Mariana Muraoka está mudando a cara das loja


Com muita criatividade e personalidade a arquiteta Mariana Muraoka está criando ambientes únicos em Dourados. Os espaços cenográficos são uma nova tendência mundial e estão sendo usados por marcas do mundo inteiro para incentivar a interação do cliente com a marca. Confira a entrevista que a equipe do #EUsouMS fez com a arquiteta Mariana Muraoka:

#EUsouMS: Você teve um grande sucesso na mostra “Unigram Decor” com o ambiente #Bluetopia. Como foi essa experiência e como foi a recepção do publico de Dourados?

O #BLUEtopia foi uma experiência incrível, porque fui chamada de última hora para participar da mostra e não havia mas tempo para correr atrás de patrocinadores, mas justamente por não estar atrelada a nenhum produto tive total liberdade criativa. Como optei por criar um ambiente cenográfico com uma atmosfera utópica, surreal, convidei o ator Danilo Raldi para ser meu parceiro neste projeto e o processo colaborativo foi bastante especial, tudo que estava presente no ambiente foi feito artesanalmente por nós mesmos, desde a pintura, luminária, vegetação. Contamos também com as frases escritas pela Lívia Ricieri que deram um toque especial ao ambiente.

A recepção do público não poderia ter sido melhor, lembro do impacto que os primeiros visitantes demonstraram ao ver um banheiro todo azul com plantas de papel e peixinhos na pia. E depois o quanto se divertiram ao saber que poderiam entrar, mexer nos objetos, usar os adornos e tirar fotos. Essas fotos foram essenciais para o efeito viral que o ambiente teve na cidade. Nas semanas seguintes começaram a formar filas para tirar selfies no banheiro e as pessoas tentavam inovar nas poses possíveis com os adereços disponíveis no ambiente. Foi bastante divertido e recompensador.

#EUsouMS: Partiu dessa experiência a ideia de investir nessa tendência?

Os ambientes instagramáveis começaram a chamar minha atenção em 2017 após visitar algumas feiras e exposições de design em São Paulo, mas sentia uma certa insegurança quanto à recepção e aceitação do público aqui em Dourados. O sucesso do #BLUEtopia foi com certeza o fator que me encorajou a me dedicar a essa tendência.

#EUsouMS: Como tem sido a recepção dos lojistas da cidade?

A quantidade de pessoas que compartilhou fotos tiradas no #BLUEtopia deu indícios da efetividade dos ambientes instagramáveis também aqui em Dourados e o cenário seguinte que produzi para a loja Alice Salazar, teve uma recepção muito positiva pelas clientes, o que comprovou para os lojistas a efetividade também para fins comerciais, além da diversão, a partir daí começaram a surgir os convites de outros estabelecimentos.

#EUsouMS: Como funciona o processo de criação dos ambientes?

Procuro partir de uma sensação que gostaria que os visitantes sentissem, a partir daí elejo um tema que traga essa percepção e adiciono os elementos que o representem, sempre com impacto visual e permitindo a interatividade com as peças presentes no ambiente.

#EUsouMS: Você já produziu vitrines e ambientes o processo cenográfico é diferente?

As vitrines, por terem uma dimensão menor restringem um pouco o enquadramento da foto. Visto que se trata de ambientes cujo principal objetivo é ser compartilhado por meio de imagens há um trabalho mais específico e pontual nesses espaços que servirão de fundo para quem está posando. Já os ambientes permitem trabalhar mais de uma cena, pois o visitante pode circular nele e escolher qual ângulo utilizará como fundo para sua foto.

#EUsouMS: Esse movimento ainda é relativamente recente. Você se inspira em profissionais brasileiros e/ou internacionais?

Amo o escapismo da realidade que os trabalhos da Yayoi Kusama proporcionam, o impacto visual das obras da Chiharu Shiota, e a monocromia com que o coletivo Penique Productions invade os ambientes. Do Brasil sou muito fã do trabalho do Felipe Morozini, que faz um misto muito legal de sensibilidade e fantasia nos ambientes que compõe.

#EUsouMS: Além de desenvolver o projeto dos ambientes você também produzo o material e monta todo o cenário. Como é esse processo todo?

Por se tratar de ambientes que buscam passar a sensação de utopia, fuga da realidade, muitas vezes fica difícil encontrar prontos os objetos que imagino para compor a cena, então eu acabo fazendo artesanalmente, o que torna o processo muito mais divertido, e confere maior exclusividade no resultado. Faço também a montagem, porque sempre há um anteprojeto para nortear, mas gosto de ir sentindo a composição, ir modificando e percebendo a harmonia entre os adornos no próprio lugar.

#EUsouMS: Já teve convite para realizar esse trabalho em outras cidades?

Surgiram alguns convites em Campo Grande, que ainda estão na fase do briefing, mas há a intenção de expandir meu trabalho pra outros lugares.

#EUsouMS: Como é o reconhecimento do público com o seu trabalho?

Acredito que o que chamou mais a atenção das pessoas foram as cores utilizadas nos ambientes, então me chamam de "a menina do banheiro azul", "do painel cor-de-rosa" rs, e fazem pedidos das suas cores favoritas para os próximos ambientes.

Contato: marianamuraoka.com

Fotos: Acervo / Mariana Muraoka

#gente

LIGUE 188 CVV CENTRO DE VALORIZACAO A VI
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram