EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Alunos da Fábrica de Software do Senac criam sistema para facilitar organização da escola

Alunos que fazem o curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do programa Fábrica de Software do Senac, apresentaram um sistema criado por eles, como parte prática de algumas disciplinas do curso, que vai facilitar a organização da escola Senac Hub Academy, em Campo Grande. O programa oferece qualificação gratuita na área da tecnologia da informação, a jovens e adultos.



O projeto, denominado Hub Key, criou um sistema de controle de chaves da escola, de entradas e saídas, por parte das equipes de organização, limpeza e professores da unidade. "Esse era um problema nosso e eles criaram esse projeto para resolver isso, aplicando todo o aprendizado que eles tiveram em sala de aula. Antes era tudo manual, com anotações em papéis, agora os colaboradores terão acesso com um código de barra, e tudo ficará registrado no sistema, com horário de retirada, entrega, quem pegou determinada chave, tudo de forma prática. Uma forma que nós encontramos de conectá-los com as demandas do mercado, da realidade que eles vão enfrentar no dia a dia", explica a docente responsável pela Fábrica de Software, Enilda Mendes.


A turma teve início em junho de 2021 e o curso será concluído no fim do ano. Ao todo, 14 alunos participam da formação e fizeram parte do projeto. Para a aluna Kennia Fernandes Barbosa, que não atuava na área, o curso está sendo uma descoberta. Ela diz que resolveu investir na carreira da tecnologia devido à demanda do mercado e o aprendizado prático ajuda a prepará-los melhor. "Criar um projeto como esse é fundamental para a gente aplicar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de forma prática, e nos preparar melhor para a realidade do mercado de trabalho. É um problema real, uma necessidade da empresa, que a gente pôde solucionar, e isso fortalece o aprendizado", diz.


A gerente do Senac Hub Academy, Gilka Trevisan, destaca a importância da escola proporcionar desafios práticos, como este, para fortalecer o aprendizado em sala de aula. "A partir de um problema real, eles apresentaram uma solução viável e em curto espaço de tempo, pois eles criaram o projeto em menos de cinco semanas. Isso é uma realidade que a gente pretende para a educação profissional, pois o ensino hoje não pode mais se pautar em apenas conteúdos, teoria, é preciso que o aluno fundamente essa teoria na prática, em uma solução. Isso faz parte da nossa metodologia de ensino, aplicar o conhecimento na prática, proporcionando um aprendizado real e completo para o nosso aluno", afirma.


Programa – A Fábrica de Software é um projeto que busca a inovação e a interação contínua entre teoria e prática, subsidiando os alunos na aplicação real dos conceitos aprendidos em sala de aula. Visa ainda simular o ambiente de uma empresa de desenvolvimento de softwares, criando uma ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas, preparando mão de obra especializada para o mercado de desenvolvimento de sistemas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png