EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Alunos do Senac Gastronomia têm encontro com donos de restaurantes para conhecer demandas do setor

Atento ao movimento de mercado, o Senac MS promoveu um encontro entre empresários do segmento de alimentos e bebidas com alunos do curso de Auxiliar de Cozinha na modalidade PSG – Programa Senac de Gratuidade. A conversa – realizada nessa quinta-feira, na unidade do Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande – teve o objetivo de aproximar os estudantes da realidade desse segmento, já que os donos de restaurantes também falaram sobre as demandas e necessidades do setor.

Participaram representantes da Abrasel e dos restaurantes: Roasted Potato, Safari Burguer & Grill, Vermelho Grill, Cantina Masseria e Villa da Pizza.


Para Edvaldo Cezar Germiniani, da Roasted Potato, a iniciativa é positiva. “A carência de mão-de-obra é grande. Quando temos pessoas qualificadas e motivadas todos ganhamos: a pessoa que precisa de oportunidade de emprego e nós – empresários – que precisamos de mão de obra".


Opinião compartilhada por Rafael Petinari que acrescenta: “essas conversas fazem com que o aluno perceba a importância do trabalho para preencher essas vagas”, sugere. “Com a qualificação profissional, a empresa ainda tem uma vantagem: não precisa despender de tempo treinando o funcionário; ele já vem pronto depois de quatro meses de curso, com formação e conhecimento. É digno que paguemos até melhor um profissional desses para retermos talento”.


Durante o bate-papo, empresários, alunos e professores puderam abordar vários assuntos ligados ao dia a dia do setor, além da carreira na gastronomia, como os desafios do ambiente de cozinha profissional e os benefícios da capacitação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A aluna Luciane de Moura Xavier explica que, além da motivação financeira, a oportunidade de ter mais conhecimento na área foi o que a trouxe até a sala de aula. Segundo a aluna, o curso está fazendo uma diferença em sua vida: “me arrependi de não ter feito antes, pois fiquei impressionada com o que encontrei aqui”. As mudanças, de acordo com Luciane, impactaram também sua vida pessoal, já que fez alterações nos seus equipamentos de cozinha. “A diferença ocorre também na visão enquanto empreendedora e trabalhadora da cozinha. “Recomendo que, quem queira iniciar nesta carreira, faça o curso por conta do conhecimento que chega até você. É uma transformação positiva. A importância do aprendizado e da orientação profissional é impagável”.


Turmas Gratuitas – Para atender a demanda do segmento de alimentos e bebidas, o Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, oferece ainda turmas do curso de Auxiliar de Cozinha e uma turma do Curso Técnico em serviços de Restaurante e Bar, este com 800 horas, também dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG).


O Programa PSG oferece oportunidade de formação profissional a pessoas de baixa renda (até dois salários mínimos por família) que querem acesso ao mercado de trabalho por meio de uma educação de qualidade.


Além dos cursos ofertados pelo PSG, já estão previstas oito turmas do curso de Cozinheiro e seis turmas de Confeiteiro, totalizando mais de 300 profissionais qualificados disponíveis para o mercado de trabalho. "É importante salientar que o Senac utiliza a Metodologia de Ensino por Competência, onde desenvolvemos as competências técnicas da profissão, habilidades do fazer profissional e principalmente, desenvolver no cidadão atitudes e valores tão demandados dentro de uma cozinha/restaurante”, explica Roberta. Para 2002, a gerente avisa: "outras turmas serão formadas para atender a esse setor. Por isso, quem tiver interesse, é importante acompanhar nossas mídias, deixar o contato e aguardar nossa ligação", alerta Roberta


Mais informações no site: ms.senac.br/psg, pelo telefone (67) 3312-6260 ou pelo WhatsApp, no link:


O Senac Turismo e Gastronomia está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 3.368, Jardim dos Estados.


Crédito foto: Divulgação

0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png