top of page
facaseusite promo.png

André Tristão estreia solo ´Eu Preciso Que Vocês Me Escutem´

Espetáculo tem direção de movimento da renomada professora doutora Jussara Miller (SP). Apresentações são gratuitas e começam neste fim de semana!

Corpo. Movimento. Presença cênica. Espaço arquitetônico. O ator, professor e diretor de teatro André Tristão estreia ´Eu Preciso Que Vocês Me Escutem´ nos dias 27, 28 e 29 de janeiro e, 03, 04 e 05 de fevereiro, às 20 horas, no Armazém Cultural. Além das apresentações, o projeto também traz oficinas gratuitas sobre a presença cênica em espaços arquitetônicos. O projeto foi contemplado no edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro FOMTEATRO/2021, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SECTUR.


O espetáculo leva ao palco discussões sobre borramentos das fronteiras entre as linguagens (Dança/Teatro) e, ocupação e interação da obra com espaços arquitetônicos da cidade, a partir do estudo da presença cênica e treinamentos corporais por meio da Técnica Klauss Vianna, cuja uma de suas abordagens é a potencialização do corpo cênico. A partir disso, diálogos corporais são desenvolvidos com o espaço e a luz a fim de criar diálogos estéticos e dramatúrgicos com a obra. “Neste trabalho também vou trazer assuntos sobre vida, morte e metalinguagem”, completa Tristão.

O solo, que está sendo produzido desde setembro de 2022, tem direção de movimento da renomada professora doutora Jussara Miller (SP); assistência de direção de movimento de Dora de Andrade (MS), textos de Giordano Castro (PE), Raquel Naveira (MS) e Ewerton Goulart (MS); provocação de cena de Ligia Prieto (MS); produção audiovisual de Helton Pérez (MS) e produção musical de Julio Queiroz.

Oficinas

Além das apresentações, também serão realizadas duas oficinas, uma no dia 28 de janeiro e outra, em 05 de fevereiro, sempre das 9h às 12 horas, no Armazém Cultural. Segundo Tristão, a proposta é que os participantes vivenciem a pesquisa que ele realizou para a criação do espetáculo ´Eu Preciso Que Vocês Me Escutem´; que é o estudo da presença corporal, da presença cênica em espaços arquitetônicos.

As oficinas são voltadas para a comunidade acadêmica (cursos de Teatro e Dança, Artes Visuais, Audiovisual e Arquitetura e Urbanismo), artistas de Dança e de Teatro e, para a comunidade de deficientes visuais; culminando em dois atos performáticos que serão desenvolvidos no espaço em que o espetáculo será encenado. As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/yJ7fVGRfLVvHhHfx7.


Apresentações serão acessíveis para pessoas cegas e surdas

A partir da experiência prévia de André Tristão como professor de deficientes visuais e sua observação acerca da não fluência da comunidade cega com outros tipos de deficiência em atividades artísticas, tantos as apresentações quanto as oficinas e os atos performáticos, acontecerão com a participação de pessoas com deficiência visual. As apresentações serão gratuitas e contarão com audiodescrição e interpretação em LIBRAS, recursos de acessibilidade para pessoas cegas e surdas.

No palco e na tela: Tristão traz experiências no teatro e no audiovisual

André Tristão tem 34 anos e é ator, professor e diretor de teatro. Formou-se em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e em Técnica Klauss Vianna pela PUC de São Paulo. Atualmente compartilha seus talentos entre São Paulo e Campo Grande. Na capital sul-mato-grossense foi integrante do Teatral Grupo de Risco por oito anos e coordenou o Núcleo Experimental de Teatro da UFMS. No audiovisual trabalhou no longa-metragem ´Não Eu´, na websérie ´Simão Morto´, no longa-metragem ´Madalena´, no curta-metragem ´Metástase´ de Iulik de Farias e, recentemente, no remake da novela ´Pantanal´ da Rede Globo. Atualmente é brincante de Teatro na Casa de Ensaio e atua ministrando oficinas de Teatro, Dança e Educação Somática.

Serviço: o espetáculo ´Eu Preciso Que Vocês Me Escutem´, encenado por André Tristão, será apresentado gratuitamente nos dias 27, 28 e 29 de janeiro e, 03, 04 e 05 de fevereiro, às 20 horas, no Armazém Cultural (avenida Calógeras, 3065, centro). Os ingressos para as apresentações podem ser reservados antecipadamente pelo site www.sympla.com.br/evento/eu-preciso-que-voces-me-escutem/1853150. O projeto também realiza duas oficinas, nos dias 28 de janeiro e 05 de fevereiro, das 9h às 12 horas, também no Armazém Cultural; inscrições pelo link https://forms.gle/yJ7fVGRfLVvHhHfx7. Mais informações em linktr.ee/euprecisoquevocesmeescutem e pelo whatsapp (67) 99988-1807.

Ficha técnica:

Direção geral e Intérprete-criador: André Tristão

Direção de movimento: Jussara Miller

Assistência de direção de movimento: Dora de Andrade

Provocação de cena: Lígia Prieto

Textos: Ewerton Goulart, Raquel Naveira e Giordano Castro

Audiovisual e design gráfico: Helton Pérez/Vaca Azul

Produção musical: Julio Queiroz

Iluminação: Espedito di Montebranco

Preparação vocal: Ewerton Goulart

Áudiodescrição: Candida Abes

Intérprete de LIBRAS: Cláudio Vasques (Sinalize - Possibilidades Em Acessibilidade)

Produção executiva: Marcos Mattos (Arado Cultural)

Equipe de produção: Gabriel Brito, Maura Menezes

Assessoria de Imprensa: Isabela Ferreira (Reconta)

Redes sociais: Tatyana Salvador (My! Agência digital)

Agradecimentos: Ana Tristão, Antonio Dede, Vonei Robson, Laís Dória, Núcleo Fuga!, Teatral Grupo de Risco, Hana Chaves, Paulo Oliveira, ISMAC - Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas, Marcus Vinicius Perez, Nilce Maciel, Anderson Lima, Luiz Bertazzo, Larissa Carpintero, Silas Oliveira, Christian Laszlo.

Investimento

Programa Municipal de Fomento ao Teatro FOMTEATRO/2021

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SECTUR

Apoio Cultural

Casa de Ensaio

Cia Dançurbana

Fecomércio/SESC MS

Curso de Dança da UEMS


Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

Fotos: Helton Pérez/Vaca Azul

0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
LIVRARIA CAMPO GRANDE MS.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png
bottom of page