EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Artesãos representam Mato Grosso do Sul na maior feira de artesanato da América Latina

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul possibilita a participação de artesãos do Estado na 21ª edição da Fenearte, que acontece a partir desta sexta-feira, 10, a 19 de dezembro de 2021 no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda – PE.

Representam o Estado as artesãs Rosenir Batista, Ana Vitorino da Silva Leodério e Anselma Vitorino da Silva Leodério e as entidades representativas do artesanato União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – UNEART/MS, Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares do MS – PROART/MS e Sindicato dos Artesão de Mato Grosso do Sul – SINARTE.



O artesanato do MS retrata costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.


O Estande de Mato Grosso do Sul terá um espaço coletivo de 30m², para divulgação e comercialização de produtos artesanais do Estado na feira. Fica sob a responsabilidade da FCMS transportar as peças de artesanato de Campo Grande/MS a Olinda/PE e de Olinda/PE a Campo Grande/MS, com investimentos que totalizam R$ 24.000,00. Os selecionados vão arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento.


A Fundação de Cultura busca promover o intercâmbio regional, divulgando e comercializando o artesanato por meio do apoio aos artesãos na participação em Feiras, oportunizando contatos de negócios que trazem crescimento ao setor artesanal sul-matogrossense, consolidando assim a promoção cultural do Estado através do artesanato.

A Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.


Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da nossa cultura popular. Este ano, também é celebrado o cinquentenário do romance “A Pedra do Reino”, de autoria de Ariano, lançado em 1971, um dos ícones estéticos do Movimento.

Contribuindo para a retomada da economia criativa, a Feira será realizada ao longo de dez dias e espera-se atrair um público de cerca de 200 mil visitantes. A estimativa de comercialização do stand de MS foi de R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais) na última edição.


Mais informações sobre a Fenearte no site www.fenearte.pe.gov.br Informações sobre a participação dos artesãos de Mato Grosso do Sul podem ser obtidas com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS pelo telefone (67) 3316-9107.


Foto: Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png