top of page

Cineclube TransCine – Cinema em Trânsito está com chamada aberta para animações de MS

Produtores de filmes de animação do Estado podem inscrever suas obras para serem exibidas na mostra do Dia Internacional da Animação


O Dia Internacional da Animação (DIA) de Mato Grosso do Sul está com chamada pública para a seleção de filmes de animação produzidos no Estado. O evento, que este ano celebra seu vigésimo aniversário, traz uma programação diversificada e promissora. Em MS, a mostra é realizada em parceria com a TransCine - Cinema em Trânsito, este é o segundo ano consecutivo em que o DIA conta com o apoio e produção do cineclube. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (10 de outubro). Para participar acesse o link https://bit.ly/DIATRANSCINE.





A Mostra Regional MS, agendada para o dia 27 de outubro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), será uma oportunidade ímpar para cineastas e animadores de Mato Grosso do Sul exibirem suas obras. Curtas e médias-metragens de animação produzidos em Mato Grosso do Sul, sejam eles independentes ou financiados com recursos públicos, são elegíveis para inscrição.


Os critérios para seleção enfatizam a inovação e a ousadia artística. Além disso, serão levadas em consideração as obras que contenham legendas e/ou audiodescrição, visando à democratização das exibições. O evento também reserva espaço para cineastas que nunca participaram de mostras ou festivais, proporcionando uma entrada no mercado cinematográfico. Os diretores podem inscrever mais de um filme.


"O Dia Internacional da Animação é uma celebração da arte da animação, e estamos emocionados por fazer parte pelo segundo ano consecutivo. É uma oportunidade para os talentosos cineastas de animação de Mato Grosso do Sul compartilharem suas criações com o público local e, potencialmente, com o público nacional. Estamos ansiosos para descobrir novos talentos e obras incríveis", afirma a idealizadora e uma das produtoras da TransCine, Mariana Sena.


O DIA é um evento que ocorre simultaneamente em diversas cidades do País e esta é uma oportunidade para os produtores audiovisuais de MS fazerem parte de uma mostra nacional. "É uma honra trazer o Dia Internacional da Animação para Campo Grande pelo segundo ano. A TransCine - Cinema em Trânsito - sempre teve como objetivo levar o cinema a lugares diferentes, e essa parceria nos permite fazer isso com obras internacionais e nacionais. O evento é uma celebração da diversidade da animação, e estamos ansiosos para ver as contribuições dos cineastas do Estado", pontua o jornalista Lucas Arruda, produtor da TransCine.


Sobre a TransCine - Cinema em Trânsito:


A TransCine - Cinema em Trânsito comemora 11 anos em 2023 e mantém sua missão de ser um cinema itinerante, promovendo discussões pertinentes apresentadas em produções cinematográficas e fomentando o audiovisual regional. A ideia de exibir filmes em locais diversos é uma manifestação de que o cinema deve ser mais acessível, ultrapassando as paredes das grandes redes de cinemas e aproximando-se das comunidades. Desde sua criação, em 2012, de forma independente, a TransCine já alcançou um público estimado de 100.000 pessoas, marcando presença em diversos espaços culturais em Mato Grosso do Sul.


Para participar da seleção de filmes para o DIA - MS, preencha o formulário de inscrição disponível [insira o link para o formulário de inscrição] até o dia 10 de outubro de 2023.


Programação da Mostra DIA 2023:


26 de outubro às 18h30: Mostra Infantil de animação no Núcleo Humanitário da Nhanhá;

27 de outubro às 15h30: Mostra Regional MS de animação no Museu da Imagem e do Som (MIS);

28 de outubro às 19h30: Mostra Oficial, composta por uma seleção de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e curtas estrangeiros (Mostra Internacional) no Armazém Cultural.

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page