top of page

´Circulação inDeriva´: espetáculo-intervenção une corpo, câmera e cidade em MS e MT

Programação é gratuita!

De sexta-feira (21) até a próxima segunda-feira (24) o projeto ´Circulação inDeriva’ passa por Campo Grande, Aquidauana e Anastácio com apresentações de dança e Mostra de Videodança. Depois, em uma segunda etapa, o projeto circulará por Mato Grosso. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022 e está sendo realizado pelo programa Plataforme-se e a produtora Arado Cultural.



As ações começam na sexta-feira (21) em Campo Grande, com apresentação do espetáculo-intervenção ´Deriva´ e uma Mostra de Videodança, na Praça do Papa. Esta Mostra de Videodança contará com a parceria do cineclube TransCine - Cinema em Trânsito, que tem como propósito ser um cinema itinerante, que discute assuntos pertinentes destacados nas produções cinematográficas, além de gerar um fomento ao audiovisual regional. A ideia de exibir em lugares públicos veio da percepção que o cinema deve estar mais presente na vida das pessoas, transpondo as paredes das grandes redes de cinemas, chegando aos bairros da capital e mais perto da população.

No sábado (22) o projeto ´Circulação inDeriva’ apresenta ´Deriva´ na Praça dos Estudantes em Aquidauana e, próximo a Rodoviária em Anastácio. No domingo (23), ´Deriva´ será apresentado no bairro Noroeste e nas Moreninhas, na capital. E, na segunda-feira (24), haverá uma Mostra de Videodança na Casa de Ensaio, também em Campo Grande.

Reconectando MS e MT

O projeto ´Circulação inDeriva´ busca reconectar Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por meio da dança. Ao todo, serão cinco apresentações do espetáculo-intervenção ´Deriva´ em MT, e cinco em MS, acompanhadas de três Mostras de Videodança nas capitais e, oficina de videodança (com foco na tríade corpo/dança-câmera-cidade). A Circulação parte da ideia de reconectar um elo invisível e simbólico que marca a história de MS e MT, dois estados da região Centro-Oeste que já foram um único, cuja divisão territorial de 1977, criou o Mato Grosso do Sul, e que hoje possui, assim como o Mato Grosso, modos e costumes próprios de coexistir.

“Este fato marcante abre perguntas sobre o que há em comum nesses quase 46 anos de divisão. Estar em trânsito pelas cidades dos dois estados proporcionará uma deriva investigativa nas memórias corporificadas que unem, separam e constituem cada lugar minimamente, promovendo aproximações e trocas de experiências entre artistas, trabalhadores da cultura e públicos locais”, destaca Ralfer Campagna, um dos idealizadores do projeto.

Deriva

No espetáculo-intervenção ´Deriva´, Jackeline Mourão e Ralfer Campagna passeiam pelos equipamentos de uma praça pública, norteados pelos sentidos que se chocam e se conectam nesse emaranhado de possibilidades que é a cidade humana e o humano cidade, e ao olhar para os espaços e, a partir disso, criar outras possibilidades em dança.

´Deriva´ integra o programa Plataforme-se. Idealizado pelos artistas da dança Jackeline Mourão e Ralfer Campagna, este Programa é um espaço de criação, experimentação e difusão da dança que surgiu em 2017, com o interesse em pesquisar as relações entre corpo-dança, câmera, cidade e videodança. A partir desta iniciativa foram criadas outras ações que marcam a trajetória e os seus trabalhos, como a ´Mostra CTA - Corpos Transeuntes em Ação´, a série ´Fronteiras´ (em que artistas locais e de várias regiões do Brasil, performam a cidade e suas histórias de vida) e o recente projeto ´Circuito Plataforme-se´, uma mostra de obras cênicas com danças e performances para espaços urbanos e alternativos.

Também será produzido um minidocumentário resultante das ações do projeto, com recursos de audiodescrição e interpretação em libras, que serão disponibilizados no site do Plataforme-se.

Serviço: a ´Circulação inDeriva´ passa por Campo Grande, Aquidauana e Anastácio entre 21 e 24 de abril. Mais informações em www.plataformese.com.br/ e pelo Instagram.

Etapa 1 - MATO GROSSO DO SUL

DE 21 ATÉ 24 DE ABRIL

21 de abril | Campo Grande

Apresentação do espetáculo-intervenção ´Deriva´.

Mostra de Videodanças.

Local: Praça do Papa.

22 de abril | Aquidauana

Apresentação do espetáculo-intervenção ´Deriva´.

Local: Praça dos Estudantes.

22 de abril | Anastácio

Apresentação do espetáculo-intervenção ´Deriva´.

Local: próximo a Rodoviária.

23 de abril| Campo Grande

Apresentação do espetáculo-intervenção ´Deriva´.

Local: bairro Noroeste e Moreninhas.

24 de abril | Campo Grande

Mostra de Videodanças.

Local: Casa de Ensaio.


Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

Foto: Franciella Cavalheri / CravoFilmes

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page