top of page
facaseusite promo.png

Com projeto Cena Aberta, Sesc Cultura recebe dois espetáculos de teatro nesta sexta

A programação desta sexta-feira (1º) do projeto Cena Aberta traz dois espetáculos de teatro no Sesc Cultura: "O que os olhos veem o coração sente?" e "Des-calço", às 17h e 19h, respectivamente. Entrada gratuita e classificação livre.


No Sesc Cultura o mês de setembro começa bem cultural com dois espetáculos que serão apresentados nesta sexta-feira (1º). A primeira peça “O que os olhos veem o coração sente?”, às 17h, e a segunda “Des-calço”, às 19h. Ambos os trabalhos serão encenados no Átrio da instituição - prédio que fica situado na Avenida Afonso Pena, n.º 2270, centro de Campo Grande. Com classificação livre, a entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada sessão.

Em seu próprio título “O que os olhos veem, o coração sente?”, a peça traz uma pergunta voltada principalmente para a questão da acessibilidade. Com atores cegos e amadores, no palco, interpretam a realidade de um deficiente visual levando a plateia a repensar muitos valores e situações do cotidiano.


"O que os olhos veem o coração sente?" foi motivada por um profundo desejo de abordar a acessibilidade e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, bem como promover uma mudança de perspectiva na sociedade”, enfatiza o ator e dramaturgo da peça, Alexandre de Melo, que adianta ao público que “pode esperar ser levado a uma jornada profunda de compreensão, empatia e reflexão, incentivando uma mudança positiva em suas perspectivas sobre acessibilidade e inclusão”.


Para quem também tem a atenção voltada à temática de acessibilidade, como a atriz Rachel Stainer, o projeto Cena Aberta oferece a oportunidade de apresentar o espetáculo “Des-calço”, em Campo Grande, pela primeira vez na íntegra.


“É a nossa segunda vez na Capital, mas essa é a primeira com espetáculo completo. A primeira vez que, aqui, estivemos foi no Sarau no Parque, onde nós apresentamos uma versão menor de 25 minutos do monólogo, que na verdade tem 37 minutos. E, a expectativa é a melhor possível, porque o espetáculo é acessível em libras, então, também esperamos a presença da comunidade surda e de todos os companheiros que tiverem uma avó e que quiserem compartilhar um pouquinho das memórias da Raquel [personagem] com o público”.


"Des-calço" tem origem na vivência de Raquel Stainer, artista que, durante a pandemia, aprendeu a lidar com o luto e encontrou na arte uma maneira de deixar viva a memória de seus avós. O processo de criação foi inspirado na trajetória de vida da sua avó, dona Maria Benedita, além de entrevistas com moradores do Assentamento Santa Catarina, conquistado pelo MST em 1998, na cidade de Aral Moreira/MS.


O projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos” conta com incentivo do FIC – Fundo de Investimentos Culturais, em edital promovido pela FCMS (Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul), do Governo do Estado. Além do apoio cultural da UFMS, Fecomércio, Sesc Cultura, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD), grupo de artes cênicas Circo do Mato e Dico Panificadora.


“Festivais como o Cena Aberta são vitais para valorizar a produção teatral local, proporcionar visibilidade a artistas regionais e promover a cultura do Estado. Eles oferecem uma oportunidade para artistas mostrarem seu talento, trocarem experiências e se conectarem com o público, enriquecendo a cena cultural. Além disso, tais eventos estimulam e atraem pessoas a consumirem os trabalhos culturais local”, afirma Alexandre de Melo quanto a necessidade de haver mais festivais pelo MS.


Serviço: Espetáculo “O que os olhos veem o coração sente?”, às 17h, e “Des-calço”, às 19h, no Sesc Cultura que fica na Avenida Afonso Pena, n.º 2270, centro de Campo Grande. Entrada gratuita e ingressos distribuídos 30 minutos antes da sessão. Classificação livre. Informações Instagram @ofitcia.

0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
LIVRARIA CAMPO GRANDE MS.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png
bottom of page