EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Consultoria empresarial do Senac MS orienta negócios que buscam por inovação e mais produtividade

Não é de hoje que o mercado da gastronomia precisou se reinventar, mas desde 2020 está se firmando como um dos mais competitivos e inovadores. A pandemia obrigou muitos empresários a avançarem suas estratégias de venda, mas para Fernando Jacques, da Cheiro de Bolo, foi preciso ir além: inovar processos e produtos, em busca de ampliar mercados e conquistar mais clientes.

Para isso, o empresário está no Senac MS fazendo mais uma consultoria, a de Preservação de Produtos por Técnicas de Ultracongelamento. “Estou em busca de inovação de produto em escala, para aumentar a quantidade da produção e diminuir os custos e o trabalho dos nossos colaboradores. E tudo isso sem perder nosso sabor, que tanto atrai clientela. O resultado está sendo bem bacana. Estou aprendendo a operacionalizar o equipamento, aprendendo novas técnicas de congelamento e já avaliando o resultado final. Como é um equipamento de alto valor agregado, preferi experimentar a viabilidade do negócio, fazer testes, desenvolver receitas para depois decidir se adquiro um aparelho para nós. Precisa ser uma decisão bem pensada”, afirma.

Esta não é a primeira vez que Fernando vem atrás das consultorias do Senac. Ele já realizou outra, a de Elaboração de Cardápios. “Conseguimos manter a pegada artesanal e construir um cardápio fit, incluindo públicos veganos e os que são alérgicos ou intolerantes a glúten e lactose”, conta.

Com duas lojas em Campo Grande, uma na rua Bahia e a outra na rua Albert Sabin, no bairro Taveirópolis, Fernando conta que o empreendimento foi uma iniciativa do sogro, em 2017. De lá para cá, ter o feedback do cliente, implementar melhorias e buscar inovação sempre tiveram o apoio de instituições de renome como do Senac. “Todas as consultorias que a gente fez foram importantíssimas para desenvolvermos um bom trabalho e realizar nossas conquistas", diz.

Diferencial Senac - Para a docente e consultora Melina Ribeiro Fernandes, que acompanha Fernando durante a consultoria, o diferencial do Senac é a possibilidade de oferecer orientação tanto na parte de nutrição quanto na parte de gastronomia. “Conseguimos desenvolver processos, dar mais praticidade e melhorar o fluxo de produção, orientar qual é o mais adequado ao negócio, garantindo melhor rendimento e todo o conhecimento de custo para que ele faça a venda de forma mais segura”, comenta Melina.

“Um outro exemplo bem claro da consultoria é o que está acontecendo aqui com o Fernando. Antes de investir, realizamos os testes e podemos nos aproximar do que vai acontecer lá na cozinha dele ao reproduzir todas as condições, com os equipamentos e, também, com os ingredientes sob as mesmas condições. Conseguimos evitar a má produtividade. Ao fazer aquisição do produto, o empresário saberá exatamente como proceder para ter maior rentabilidade”.

Melina também fala sobre o cardápio fit elaborado para a empresa. Segundo ela, foram 10 produtos com foco em gêneros saudáveis. “A empresa é aberta à inovação, está sempre de olho no que o mercado dita e se preocupa com a gastronomia inclusiva, respeitando todos os públicos. Isso faz a diferença na hora de se destacar no mercado”, diz.

Atualização constante - O consultor de vendas do Senac MS, Helton Gualberto Oliveira da Silva, explica que a pandemia forçou os empresários a buscarem por inovação e novas formas para sobreviverem no mercado. Mas ele lembra: é preciso ser uma preocupação constante. “A transformação tem que ser permanente para não ficar defasada. A empresa tem de estar sempre se atualizando: seja no cardápio, seja nas suas práticas, nos seus processos; o empresário necessita ficar atento ao mercado, às tendências, pois o consumidor sinaliza quais são elas.”

O consultor diz ainda que o Senac MS pode contribuir com o empresário de duas formas: por meio de capacitação profissional, onde toda a equipe da empresa pode ser treinada em uma cartela de cursos variada que a instituição oferece. “Afinal, nosso mercado ainda recebe muito profissional sem experiência e é importante capacitá-lo. Um colaborador ruim pode massacrar seu negócio, afugentar seu cliente”, alerta Helton.

Outra forma é por meio das consultorias, como o empresário Fernando tem feito. Elas atuam mais diretamente no negócio, ligadas diretamente ao que a empresa faz. “Vai servir de subsídio para o empresário saber para onde ele está caminhando. Por exemplo: uma informação nutricional é um requisito básico para qualquer negócio que queira fazer revenda do produto em outro ponto. Mas também é um requisito comercial já que muitas pessoas buscam alimentação saudável. Outro exemplo é com relação às fichas técnicas. Com base nelas, o empresário consegue fazer a precificação, saber quais são os insumos. Consegue manter a qualidade, mesmo se houver troca de funcionário, pois você tem as informações para manter o padrão. Ou seja, a consultoria pode atender a todo o processo da empresa", explica Helton.

O consultor lembra que -no mercado gastronômico, principalmente – as vendas estão pautadas pela experiência do cliente. “A boa performance das grandes empresas de gastronomia se dá por meio de padrão de qualidade e como elas chegam até ele. Pela ficha técnica, é possível refazer o mesmo produto, com as mesmas condições e oferecer a mesma experiência positiva para o cliente. Ele volta, sabendo que terá – de novo – a mesma boa experiência. E isso, as consultorias do Senac conseguem orientar os empresários como fazer”, afirma. Consultorias Senac Turismo e Gastronomia

- Elaboração de Cardápio - Elaboração de Fichas Técnicas - Informação Nutricional - Preservação de Produtos por Técnicas de Congelamento e/ou Ultracongelamento

0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png