Fundada em 2019, a Cufa Campo Grande celebrou, na manhã desta quinta-feira (23), a inauguração de uma sede própria na Capital. O imóvel possui 80 metros quadrados e fica localizado no Jardim São Conrado.
Parceira da Cufa, a Defensoria Pública de MS esteve presente nessa abertura dos portões para levar os 5 mil itens de higiene feminina que serão entregues às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Coordenadora da Cufa Campo Grande, Letícia Polidoro agradeceu pelas doações e a nova sede da instituição. "Foi muito emocionante a inauguração da nossa sede. Ter um local próprio tornou-se fundamental após a pandemia. Reunimos mulheres e lideranças femininas nesse momento tão importante para a Cufa. Hoje é um momento de agradecimento à Assoc. de Moradores São Conrado, que abriu esse espaço e oportunidade para nós, a nossa equipe, e à Defensoria que traz esses kits. Agradeço enquanto mulher, mãe e moradora da região. A pobreza menstrual prejudica muito a vida de nós, mulheres, principalmente durante a pandemia em que centenas de mães e meninas não têm recursos para comprar um absorvente. Eu hoje tenho 33 anos, mas na adolescência já deixei de ir à escola por não ter absorvente".
No encontro, 40 moradoras do bairro atendidas pela Cufa receberam os kits.
A defensora pública e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Thais Dominato, comentou sobre a ação.
“A pauta da questão menstrual é algo que nos preocupa porque quando falamos de dignidade menstrual, estamos falando de garantia de direitos, de direitos humanos. O que é resolvido a partir de políticas públicas”, finalizou a defensora.
Comments