top of page

Dom Salvador compartilha o single “Música Faz Parte de Mim”

O selo Jazz Is Dead continua sua missão de homenagear lendas da música com Dom Salvador JID024, um álbum que revisita e revitaliza o espírito pioneiro de um dos músicos mais influentes do Brasil. Dom Salvador, o visionário que fundiu samba com jazz, funk e soul no fim dos anos 1960 e início dos 70, é pedra fundamental de um movimento que moldou o som da música negra brasileira. Agora, em colaboração com Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad, ele retorna a essas raízes de maneira inteiramente nova.


Hoje ele lança a faixa “Música Faz Parte de Mim”, essa música fala sobre a partida de Dom Salvador do Brasil, mas destaca como sua alma permanece presente por meio da música. Com versos como “Você precisa saber, que eu nunca vou te deixar, música faz parte de mim (You need to know that I will never leave you, music is a part of me)”, Adrian Younge reconhece a conexão duradoura de Salvador com sua terra natal. O piano do músico atua como uma ponte entre passado e presente, entre lar e exílio, garantindo que seu legado musical continue eternamente entrelaçado ao tecido cultural do Brasil.


“O cara (Dom Salvador) tocou em mais de mil discos, e isso é insano. Nós, como fãs ávidos de música brasileira, ouvimos o piano dele em incontáveis clássicos. Então, é como se a música dissesse que ‘a música faz parte de mim’, mas o Dom também faz parte da música.”Adrian Younge


A influência de Dom Salvador na música brasileira é incalculável. Como arquiteto do álbum revolucionário Som, Sangue e Raça (1971) e líder do grupo Abolição, ele abriu espaço para a consciência negra na música brasileira, fundindo jazz e funk norte-americanos com ritmos afro-brasileiros. Seu trabalho pavimentou o caminho para o surgimento de bandas como a Black Rio, aproximando ainda mais os sons da negritude brasileira à experiência musical afro-americana.


Cada faixa de JID024 representa uma faceta da trajetória de Salvador — dos grooves profundos do samba-funk a composições mais reflexivas, impregnadas de jazz. Embora Salvador permaneça uma figura de humildade, sua presença neste disco é um testemunho de seu legado duradouro. Como afirma Younge: “Trata-se de lançar as bases, de contar uma história que lembra às pessoas o quão importante Dom Salvador é.”

 
 
 

Comentarios


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
#EUsouMS POSTS-4_edited.png

© 2024 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

Desenvolvido por facaseu.site

bottom of page