top of page

Em espetáculo que homenageou divas da música brasileira, mulheres do Ativa Idade brilharam no palco!

Apresentação reuniu centenas de pessoas no Teatro Glauce Rocha em evento gratuito.

Em cima do palco: mães, pais, avós e bisavós. Na plateia: filhos, netos, bisnetos, familiares e amigos. Uma jovem senhora de 90 anos de peruca vermelha e guitarra nas mãos interpretando Rita Lee. Um senhor em seus 70 e poucos anos soltando a voz com a letra de Elza Soares. Senhoras e senhores, com roupas coloridas e sombrinhas de frevo nas mãos, se balançam ao som de Gal Costa. Com o ´sol e a lua nas mãos´, jovens entre 55 e 90 anos, cantam Delinha. Mais de 60 jovens com mais de 55 anos, do projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, brilharam com apresentações de canto e de dança no espetáculo ´Divas Night´, na última quinta-feira (26), no Teatro Glauce Rocha.

Uma celebração à pessoa idosa, uma celebração ao projeto Ativa Idade, uma celebração à vida. O espetáculo comemorou o outubro prateado (mês voltado à valorização da pessoa idosa) e evidenciou o resultado das atividades que são oferecidas pelo projeto Ativa Idade. “O espetáculo é um grande momento de comemoração e de reconhecimento! É uma alegria mostrar que as nossas pessoas idosas são capazes de realizar, são autônomas, confiantes, porque subir no palco não é fácil, e nessa noite elas mais uma vez brilharam aos nossos olhos e coração!”, realçou Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

No show ´Divas Night´ os participantes do projeto Ativa Idade homenagearam as divas brasileiras Delinha, Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee; por meio de apresentações de dança e de canto. Com o cantar de uma doce criança, aos 80 anos, Inocência Robaldo Guedes, soltou a voz nas apresentações do coral com as canções ´Balancê´ e ´Chuva de Prata´, de Gal Costa; ´Se Acaso Você Chegasse´ de Elza Soares e; ´Ovelha Negra´ e ´Arrombou a Festa n° 2´, de Rita Lee. “Foi maravilhoso, muito bom. Me sinto como uma criança, o que eu não fiz quando criança eu faço hoje”, declarou Inocência.



Em espetáculo que homenageou divas da música brasileira, pessoas idosas do Ativa Idade brilharam no palco
Foto: Bruno Carvalho

Na plateia, Neiva Guedes, filha de Inocência, ressaltou a importância do projeto: “A gente vê a expectativa dela, os preparativos e, hoje, vê-la se apresentando no palco, junto com os outros participantes, é maravilhoso. A Fundação está de Parabéns porque é um trabalho que nos encanta, que nos acolhe, que nos enche de orgulho. Tenho o maior orgulho da Fundação Manoel de Barros. A realização da vida da minha mãe agora está sendo a Fundação Manoel de Barros!”.

Depois de se apresentar no palco com uma sombrinha colorida de frevo a música ´Festa no interior´, de Gal Costa, Isolde Schulz, de 76 anos, contou que a apresentação deste ano foi sinônimo de superação: “Foi maravilhoso participar este ano, pois ano passado eu estava doente e só consegui vir assistir. Hoje foi uma realização!”. Já Avelina Gonçalves, que dançou ao som de ´Flagra´ e ´Erva Venenosa´, de Rita Lee, revelou que, mesmo estando em seu décimo ano de projeto: “Dá sempre um friozinho na barriga, mas a gente supera!”.

Aos 77 anos de idade, Josefina Andrade Almeida, encheu sua família de orgulho, como descreve seu esposo Silvino Barbosa de Almeida, com quem é casada há 58 anos: “Foi muito bacana, maravilhoso, ficamos impressionados de ver ela se apresentando, foi muito bonito. E ano que vem estaremos aqui de novo, se Deus quiser!”.

Ativa Idade

O projeto Ativa Idade busca promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família, buscando restabelecer e/ou fortalecer o vínculo familiar. Para proporcionar qualidade de vida e promover a socialização, bem-estar e saúde, são oferecidas aulas de dança e ginástica, inclusão digital, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, passeios, dinâmicas, oficinas com profissionais e diversas ações, pensadas especialmente para a pessoa idosa. Atualmente o projeto conta com 110 participantes.

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio da Águas Guariroba, Chevrolet/Consórcio, Comper, Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), Distribuidora Lopes, Escola de Empreendedorismo, Companhia das Letras, Energisa, Fundação Banco do Brasil, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Mesa Brasil – SESC/MS, Sebrae/MS, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD/MS), Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), Pernambucanas, Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Uniderp, VALE e VIVO. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679 e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.


Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

0 comentário

Commentaires


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page