EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Em junho, Sesc Cultura tem Clube de Leitura e Arte da Palavra

Neste mês de junho a programação literária do Sesc Cultura tem dois encontros, no dia 19 de junho às 15h, o Encontro virtual Clube Sesc de Leitura, que vai debater a obra “Ele adora a desgraça azul” e o outro no dia 24, às 19h, o Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 2021 terá o “Circuito de autores”. Os encontros serão todos virtuais.

A obra escolhida para o Clube de Leitura de junho é assinada pelo escritor Henrique Pimenta e venceu o Prêmio Guavira de Literatura. São 23 contos ambientados em Campo Grande, dentre outras localidades sul-mato-grossenses, e em algumas poucas cidades na região do Vale do Paraíba. As histórias apresentam personagens que se assemelham a pessoas normais, ou seja, gente bastante estranha, gente que não se importa em ser desagradável e repulsiva quando seu desejo assim determina.


Os encontros virtuais do Clube Sesc de Leitura acontecem pelo Google Meet e discutem obras escolhidas pelos próprios participantes, explorando diferentes gêneros literários como contos, romances, crônicas, poesia e também a leitura de autores locais. Para participar é necessário ter idade mínima de 16 anos e ter um e-mail gratuito Gmail e acessar o link meet.google.com/vqb-vuou-uft


Circuito de Autores – O tema será “LITERATURA NEGRA BRASILEIRA - A ESCRITA FEMININA”, um encontro entre Miriam Alves (SP) e Taylane Cruz (SE) sobre a representatividade das mulheres afrodescendentes na literatura contemporânea. A mediação é de Susylene Dias de Araújo, que é doutora em Letras, estudiosa da poesia de Lobivar Matos, idealizadora do projeto Vozes Negras na Literatura. O encontro será no dia 24 de junho às 19 horas (horário de MS) no Facebook do Sesc Arte da Palavra.


Miriam Alves é Integrante do Quilombhoje Literatura, entre 1980 a 1989, publicou em Cadernos Negros, de 1982 a 2011, contos e poemas. Possui diversos trabalhos, (poemas, contos e ensaios), em antologias, teses e dissertações dentro e fora do Brasil. Ministrou curso de cultura e literatura negra na University of New Mexico, Albuquerque, USA, 2007, e como escritora visitante no Middlebury College, M.C., USA. Participa, frequentemente, de debates e palestras em universidades, escolas, saraus e feiras literárias. Publicou os livros Bará na trilha do vento (2015), Mulher Mat(r)iz (2011) e Brasilafro (2010).

Taylane Cruz é escritora e jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe. Autora dos livros “Aula de Dança e Outros Contos”(Infographics, 2015), A pele das coisas (Contos, Multifoco, 2018) e O sol dos dias (contos, Editora Penalux, a ser lançado no início de 2021). Taylane já colaborou com antologias como Senhoras Obscenas (Editora Benfazeja, SP) e Golpe: uma antologia-manifesto (Editora Nosotroseditorial, SP). Em 2019, participou do Fliaraxá como uma das escritoras convidadas para a mesa “Mulheres extraordinárias”, ao lado de várias outras autoras; a mesa teve curadoria da filósofa e escritora Márcia Tiburi. Criadora do projeto Entre a Pele e a Palavra: vivenciando a escrita de autoras negras. Foi uma das autoras convidadas para o Arte da Palavra 2020, circuito literário do SESC, considerado o maior do país; o circuito leva autores de todo o Brasil para uma temporada de encontros e debates sobre literatura.


Ao longo deste ano, o Arte da Palavra terá participação de 40 artistas, entre eles escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, slammers, performers, entre outros. O projeto é composto por três circuitos: Criação Literária, oficinas de diversos temas, com o propósito de estimular a prática da escrita literária; Circuito de Autores, palestras e bate-papos com escritores de localidades diferentes sobre os processos de produção de suas obras; Circuito de Oralidades, apresentações dos diferentes estilos da manifestação verbal literária.

0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png