EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Festa free: TransCine celebra primeira década de existência com muita arte e cinema

É o evento “Tô Ato Arte” que marca o aniversário da TransCine. Todos os sábados de cada mês, a partir das 14h30, com exibições gratuitas de cinema na Praça do Preto Velho.


Com muita música, arte e exibições de filmes, a Transcine - Cinema em Trânsito - comemora a sua primeira década de existência. A celebração será feita por meio do “Tô Ato Arte”, evento - gratuito - realizado sempre aos terceiros sábados de cada mês, a partir das 15h, na Praça Preto Velho. Espaço público que fica na Avenida Fábio Zahran, Jardim Paulista, em Campo Grande.

A primeira programação está marcada para o próximo sábado, 16 de julho. Com o tema “Ciclocine”, a TransCine exibirá obras sobre ciclismo e mobilidade urbana em parceria com o coletivo Bici nos Planos CG.


“Mensalmente, faremos uma feira com exposições de arte, comida, música e, ao cair da noite, a Transcine fará as exibições de curtas, filmes, com diversas temáticas”, explica Mariana Sena, produtora cultural e uma das idealizadoras do coletivo Cinema em Trânsito.

Ao longo desses dez anos, foram milhares de pessoas alcançadas tanto na região central como em bairros da periferia da Capital. Coletivo que foi criado em 2012, com o propósito democratizar o acesso ao audiovisual, o que inclui obras de artistas do cinema independente, em especial, os do meio sul-mato-grossense.


De acordo com Cátia Santos, produtora multimídia e, também, idealizadora da TransCine, o intuito do momento é comemorar. “A TransCine merece uma festa estando a 10 anos ‘na rua, na chuva na fazenda ou em uma casinha de sapê''', brinca a artista, ao se referir, dos desafios que é fazer cinema independente, acima de qualquer coisa, queremos fazer o que gostamos: exibir filmes. Por isso, neste evento, pretendemos continuar com o nosso trabalho de dar acessibilidade e visibilidade à arte do cinema, E, convidamos os produtores e diretores que tenham interesse em exibir seus filmes a fazer parte desta história”.



Em cartaz - Quem comparecer à festa de aniversário da TransCine pode esperar por animação. É que a agenda segue até outubro. No mês de agosto, as exibições serão no dia 20, voltadas a representantividade racial - com cineastas negros e negras da Capital. Em setembro, no dia 17, será a vez de curtas-metragens das irmãs Bigatão sobre onças, araras e Pantanal.


Os festejos se encerram no dia 15 de outubro com uma temática livre. “A proposta é que quem queira exibir o seu filme possa levá-lo. A ideia surgiu porque nós sabemos que existem muitos cineastas independentes e que não tem oportunidade de levar o seu trabalho ao público”, ressalta Cátia.


No ano passado, o coletivo percorreu parques da cidade para levar a sétima arte até a periferia campo-grandense. Desde a primeira exibição da TransCine, em novembro de 2012, a ideia sempre foi levar ao público o cinema.Quando exibimos filmes em parques da Capital foi algo incrível, vimos o interesse de crianças, adultos e idosos pela arte”, recorda Mariana Sena que cultiva novos sonhos para o coletivo. “ O próximo passo é ampliar com projetos de oficinas e, também, com mostras competitivas. Criar esse catálogo de filmes e continuar exibindo que é o que nós mais gostamos de fazer.


E quem vê a estrutura da TransCine assim toda bonita - com um baita telão, caixas de som, microfone e notebook - às vezes, não faz ideia da luta que foi para conquistar tudo isso. “Levar um pouco de conhecimento em cinema às pessoas é o que faz com que o cineclube exista até hoje. Tudo é fruto de muito trabalho, resistência e economia pessoal dos integrantes para fazer o coletivo acontecer. Além, claro, de vários parceiros que já ajudaram, na montagem, divulgação ou até mesmo com apoio financeiro”, lembra Mariana.


Participar - Quem quiser inscrever suas obras para o “Tô Ato Arte” ou apenas conhecer mais da história da Transcine deve acessar o Instagram ou Facebook (@transcinecg). Informações sobre como participar da programação podem ser obtidas via mensagem nas redes sociais.


“Além da nossa curadoria, vamos oferecer um formulário que estará disponível em nossas redes sociais. Basta preencher que entrará para o nosso catálogo de filmes”, finaliza Cátia Santos.


Serviço:


Tô Ato Arte: Dez anos de TransCine - Cinema em Trânsito

Datas: 16.07, 20.08, 17.09 e 15.10 (terceiro sábado do mês)

Local: Praça do Preto Velho, em Campo Grande

Entrada Franca

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png