top of page

Inspiratório: Raique Moura lança livro de arte visual nesta quinta-feira na Capital

Foto do escritor: eusoumseusoums

O projeto inclui ainda a criação de um site, a disponibilização de um e-book, oficinas de arte, um curta documentário e a distribuição de livros gratuitamente.


Após o sucesso do lançamento em Dourados, cidade onde reside, o artista visual Raique Moura apresenta sua mais nova obra, o livro “Inspiratório”, em Campo Grande. O evento acontece nesta quinta-feira (19), às 19h30, na Casa de Cultura que fica na Avenida Afonso Pena, nº 2270, centro de Campo Grande. A entrada é gratuita.



Foto: Gleison Nascimento


“Decidi realizar lançamentos em Dourados, no dia 7 de dezembro, e, agora, em Campo Grande. É o modo de ampliar o contato com as pessoas e levar essa experiência para diferentes contextos”, explica Raique.


O livro é um mergulho na trajetória do artista, reunindo mais de 100 obras que traduzem seus 13 anos de carreira. Além do formato físico, o projeto “Inspiratório” inclui um site com uma galeria virtual, oficinas de desenho, um e-book gratuito e um curta documentário sobre o processo criativo.


Financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), o projeto distribui 600 exemplares gratuitamente em escolas, universidades, bibliotecas e instituições culturais. “Esse livro é muito mais do que uma publicação. Ele é uma reconexão comigo mesmo e com meu trabalho. Espero que ele toque as pessoas da mesma forma que tem me atravessado”, reflete Raique Moura.


Com 120 páginas, a obra contou com a dedicação curatorial de Vinícius de Souza e Gil Esper e a diagramação de Filipe Lampejo, designer de renome e vencedor do Grammy Latino do álbum “Abaporu” (2017).


Animado com mais este trabalho, Lampejo conta que se inspirou nos aspectos de latinidade muito presentes em obras de Raique. “O primeiro contato com o artista é sempre de muita escuta. O formato do livro foi pensado para valorizar as obras do Raique, alinhando aspectos lúdicos e sóbrios. A sobrecapa, por exemplo, é vibrante como as obras dele, enquanto a capa interna traz sobriedade e destaque tipográfico. Cada escolha — cores, espaços de respiro, tipografia — foi feita para refletir as dualidades do seu trabalho. Um misto de alegria e sobriedade, elegância e descontração”, garante.


Já Vinícius de Souza, um dos curadores do projeto, destaca os desafios e a satisfação em participar do projeto. “Foi um trabalho desafiador, dada a diversidade técnica e estilística das obras do Raique. Ao mesmo tempo, foi muito enriquecedor perceber a unidade que atravessa o trabalho dele, com retratos profundamente expressivos que falam sobre a vida na América Latina e as contradições dos trópicos. Trabalhar com Raique, Gil Esper e Filipe foi um privilégio. O resultado é um livro instigante”.


Para todos - Além do lançamento da obra nas duas cidades, está previsto um cronograma de oficinas de desenhos em Dourados e em Campo Grande, e, em um futuro próximo, a exibição do curta e a disponibilização do site. O conteúdo é voltado ao público geral, com foco em crianças, adolescentes, jovens e adultos interessados em desenho e ilustração, com datas e locais que ainda serão divulgados. “As oficinas são contrapartidas importantes que serão direcionadas para pessoas de todas as idades, com interesse em desenhos, arte. É uma forma de devolver para a comunidade o que foi investido por meio do edital e de criar novos apreciadores e produtores de arte”, pontua Raique.


E engana-se quem acha que o projeto encerra por aqui, na verdade, a agenda de trabalhos já desponta por novos horizontes. Antes da divulgação da obra em MS, Raique participou da Feira de Arte Motim, no Museu Nacional da República, em Brasília (DF), para um pré-lançamento.


O projeto contou com financiamento do FIC, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Setesc e do Governo do Estado. Informações sobre a iniciativa acesse o Instagram (@raiquemoura).


Serviço:


Lançamento do livro de Raique Moura – Projeto Inspiratório

Em Campo Grande: quinta-feira (19), às 19h30, na Casa de Cultura, Av. Afonso Pena, nº 2270, Centro.

0 comentário

Comments


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page