top of page

Pantanal Film Festival segue no Campão Cultural com exibições no MIS nesta terça-feira (25)

O Pantanal Film Festival dá continuidade à sua programação dentro do Campão Cultural com mais uma sessão especial nesta terça-feira, 25 de março, a partir das 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, terceiro andar. Com entrada gratuita, a mostra traz três documentários que exploram tradições e manifestações culturais de Mato Grosso do Sul.


O primeiro filme da noite, Deus te Salve João, de Karen Freitas, é um documentário de 17 minutos que percorre as encruzilhadas da fé e do sincretismo religioso no Banho de São João, tradicional celebração realizada em Corumbá e Ladário na noite de 23 para 24 de junho. Por meio de um filme-ensaio, a diretora investiga sua conexão com essa manifestação popular, acompanhando as vivências da família de duas sacerdotisas de Umbanda, Mãe Nice e Mãe Nina, e suas experiências nas ruas e terreiros da cidade.


Na sequência, Mãos que Fazem a Festa, de Vinicius Galharte, apresenta um olhar profundo sobre o Carnaval de Corumbá, o maior do centro-oeste brasileiro. O documentário de 24 minutos revela o trabalho árduo de toda uma cadeia produtiva que, ao longo do ano, se dedica à construção da grandiosa festa. O filme destaca as histórias de Ney Colombo, figura lendária do carnaval corumbaense, Fernanda Vanucci, mulher trans e fundadora da Mocidade Independente da Nova Corumbá, e Edelton Mendes, jovem que vê um futuro promissor para a festa.


Finalizando a sessão, Las Promesseras, de Mara Silvestre, mergulha na devoção e na tradição da festa de Nossa Senhora de Caacupé, em Porto Murtinho (MS). O documentário de 16 minutos retrata a fusão de culturas indígenas, quilombolas e paraguaias, destacando a fé e o legado mantidos por gerações. O filme apresenta relatos emocionantes de festeiros e moradores, que transformam materiais simples em expressões artísticas ricas em simbolismo e identidade cultural.


Para o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Edu Mendes, a realização do Pantanal Film Festival dentro do Campão Cultural representa um marco para o audiovisual sul-mato-grossense. “É uma grande oportunidade para darmos visibilidade às produções do nosso estado. São 40 filmes exibidos, demonstrando a força e a diversidade do nosso cinema. Nossa expectativa é que este festival se torne um espaço permanente de valorização e difusão da produção regional”, destacou.


Serviço


Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, terceiro andar. Data: Terça-feira, 25 de março. Horário: 18h. 

 
 
 

Comments


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
#EUsouMS POSTS-4_edited.png

© 2024 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

Desenvolvido por facaseu.site

bottom of page