EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Para idosos: Fundação Manoel de Barros realiza Live do projeto Ativa Idade nesta sexta (11)

Para encerrar e celebrar as atividades que foram realizadas neste ano pelo projeto Ativa Idade, a Fundação Manoel de Barros realiza uma Live especial, nesta sexta-feira (11), às 19 horas, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), da Uniderp e do Comper. A Live será transmitida no canal do Youtube da Fundação e aberta ao público. Entre as atrações estão apresentações culturais de dança e coral.


“Algumas palavras definem o nosso trabalho em 2020: determinação, persistência, humildade e superação. Realmente 2020, com este novo cenário, nos levou ao estímulo da criatividade, buscamos formas de seguir em frente. A partir de março, quando os nossos idosos tiveram que ficar em casa e não puderam vir para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, imediatamente nossa equipe se mobilizou. Conseguimos dar continuidade a todas as nossas atividades pela internet e inovamos com a criação de várias ações. Encerramos as atividades do Ativa Idade deste ano com essa super Live e com o coração cheio de alegria e satisfação. Tudo isso não seria possível se não fosse pela nossa equipe e todos os nossos parceiros”, ressalta Marcos Henrique, diretor da FMB.

Fundação criou ações inovadoras para manter idosos ativos e acolhidos na pandemia

O projeto Ativa Idade é realizado pela FMB desde 2013 e busca promover a autoconfiança do idoso, para que ele se torne uma pessoa mais participativa na sociedade. São oferecidas aulas de ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, dinâmicas e oficinas com profissionais de diversas áreas. Neste ano, pela pandemia do novo coronavírus, a Fundação passou a oferecer essas atividades de forma online para seus usuários.

Além das aulas onlines, a FMB inovou e criou ações com o propósito de manter os idosos ativos e acolhidos durante a pandemia. Uma delas foi o ´I Concurso de Pintura´, realizado em abril, para estimular a criatividade dos idosos e seus familiares. Para que eles pudessem participar sem sair de casa, foi preparado um kit especial para cada um, com tela de pintura e caixa de giz de cera. Esse material foi entregue na residência de cada participante pelos colaboradores da entidade. Na ação, a equipe seguiu todas as medidas preventivas, utilizando máscaras, luvas, álcool em gel e mantendo a distância necessária, sem nenhum contato físico.

Outra ação foi o Programa Madrinha e Padrinho, que está sendo realizado desde julho. Cada profissional e/ou voluntário da FMB apadrinhou 10 idosos. A ação consiste no acompanhamento personalizado aos idosos, via ligação telefônica e whatsapp. Semanalmente os padrinhos fazem contatos com os afilhados, conversando, promovendo atividades lúdicas onlines, entre outras ações. O padrinho tem o objetivo de animar, levantar a autoestima do idoso.

Em outubro os idosos também foram incentivados a cultivar o ´Jardim do Manoel´. Para promover uma atividade manual prazerosa e incentivar o cultivo de árvores e plantas, nesta ação a FMB preparou um kit de jardinagem com uma jardineira, sementes variadas e terra, para os usuários. Esses kits foram entregues no portão de suas residências, seguindo todas as medidas de segurança e prevenção contra a covid-19. Os participantes também receberam via whatsapp vídeos produzidos pelo curso de Agronomia da Uniderp, com orientações sobre as formas de plantio e cuidados.

José Felix dos Santos, de 66 anos, é um dos integrantes do Ativa Idade. Há 2 anos participando das atividades, ele conta que neste ano atípico se sentiu muito acolhido pela equipe da Fundação, mesmo a distância: “O projeto nos proporciona saúde, paz e alegria. Neste ano infelizmente não pudemos fazer as atividades de forma presencial, mas acompanhei algumas aulas onlines, de canto e de informática. Também participei das ações; no ´I Concurso de Pintura´ desenhei um navio e pela ação ´Jardim do Manoel´ estou cultivando algumas plantas em casa”.

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atualmente atua com patrocínio da Águas Guariroba, Comper, Getnet, Raizen e Uniderp e, conta com parceiros como: Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Mais informações em www.fmb.org.br/, Facebook, Instagram ou pelo telefone (67) 3384-8042.

0 comentário
gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com