Projeto ´Sala de Visita´ realizou vivências com mulheres das comunidades atendidas pela CUFA/MS
- eusoums
- 18 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Depois de transformar sua sala de visita em palco e receber convidadas para apresentações artísticas, com a segunda edição do projeto ´Sala de Visita´, a artista da dança Jackeline Mourão, realizou uma Oficina de Dança em parceria com os cursos de Artes Cênicas da UEMS, e, como contrapartida social, duas vivências com mulheres das comunidades atendidas pela CUFA/MS. Este projeto contou com o investimento do Fundo Municipal de Investimento Cultural – FMIC/2021, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Entre o fim de outubro e o mês de novembro de 2022, a artista Jackeline recebeu quatro artistas mulheres de diferentes linguagens, para encontros performáticos de improvisação em dança em diálogo criativo com as convidadas. Em cada dia, ela recebeu uma convidada e as apresentações foram ao vivo, com transmissão online e gratuita pelo Youtube, com intérprete de libras.
Em 26 de outubro, com o Procedimento ´#umaIntrusa´, Jackeline recebeu Isabê, artista visual. No dia 01 de novembro, com o Procedimento ´#umaBomba´, a convidada foi Lívia Lopes, artista da dança. No dia 10, com o Procedimento ´#umaEsquecida´, a convidada foi Franciella Cavalheri, artista da dança. E, no dia 22, com o Procedimento ´#umaAncestral´ a convidada foi Maíra Espíndola, multiartista e performer. Ao todo foram mais de 560 visualizações dos encontros no Youtube.
Projeto realizou oficina com acadêmicos
Em parceria com os cursos de Artes Cênicas da UEMS, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2022, a artista Jackeline realizou uma oficina de treinamento físico junto a uma investigação em dança com acadêmicos da universidade.
“Nos encontros, partimos do compartilhamento dos procedimentos realizados no projeto ´Sala de Visita´ para um mergulho coletivo na experiência do movimento de cada pessoa. A oficina realizou um treinamento orientado, buscando um equilíbrio entre força, flexibilidade e movimento. Despertar, mobilizar e fortalecer as redes musculares; o principal objeto de estudo foi a fisicalidade do movimento, considerando-o intrinsecamente ligado ao espaço, objetos, relações, sensações, emoções e às percepções geradas. Buscamos perceber como funciona essa totalidade do corpo em estado de dança”, destacou Jackeline.
Contrapartida social: dezenas de mulheres participaram de vivências
Como contrapartida social, o projeto ´Sala de Visita´ realizou duas vivências com mulheres das comunidades atendidas pela Central Única das Favelas (CUFA/MS). A primeira ação aconteceu no dia 22 de dezembro de 2022, na Associação dos Moradores do Tarumã. No encontro foi realizada uma aula de ´Twerk´ com a artista da dança Lívia Lopes, houve a exibição do Procedimento ´#umaBomba´ e doação de produtos de higiene pessoal. Já a segunda ação aconteceu em 23 de dezembro, no Vivendas do Parque, com a doação de produtos de higiene pessoal. Aproximadamente 60 mulheres e famílias foram contempladas nessas ações.
Em breve as apresentações que foram realizadas serão registradas em mini vídeos documentários, todos com recursos de acessibilidade (legenda e audiodescrição), registrando os encontros e oportunizando o acesso de deficientes visuais. Os materiais serão disponibilizados no canal do Youtube da artista Jackeline. Continue acompanhando o projeto ´Sala de Visita´ pelo Instagram.
Investimento:
Fundo de Investimento Cultural (FMIC)
Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur)
Parcerias:
Curso de Dança da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
Central Única das Favelas (CUFA/MS)
Cia Dançurbana
Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo
Fotos: Reginaldo Borges
Comments