Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, em parceria com o curso de Estética e Cosmética da Uniderp, está proporcionando para as idosas participantes uma manhã de saúde, aumento da autoestima e relaxamento, oferecendo gratuitamente tratamentos estéticos faciais e corporais. O primeiro dia da ação foi em 11 de março e o segundo dia será nesta sexta-feira (18).
“Neste ano homenageamos as nossas mulheres do Ativa Idade proporcionando para elas um momento de cuidado, com tratamentos estéticos e massagem. O propósito é aumentar a autoestima da mulher idosa, além de oferecer um momento de relaxamento, contribuir com a saúde de cada uma e valorizar a mulher, símbolo de trabalho, coragem e determinação”, destaca Thaiza Abalem, coordenadora do projeto Ativa Idade.
A fisioterapeuta Claudionora Neves descreve que durante a ação são oferecidos: hidratação profunda da pele, com a utilização de máscaras (de acordo com a necessidade de cada pele) e esfoliação física; Quick Massagem (que ajuda a aliviar dores e proporciona relaxamento muscular e alívio de tensões); designer de sobrancelhas e depilação na linha.
Avelina Gonçalves, de 67 anos, participante do projeto Ativa Idade, conta que esteve na ação do dia 11 e que gostou muito de receber os tratamentos: “É uma coisa boa para elevar a autoestima da gente, para gente se sentir mais bonita. Fiquei muito feliz”. A participante Rejane Silva, de 62 anos, compartilhou do mesmo sentimento “a autoestima da gente vai lá em cima, saímos daqui mais bonitas, mais alegres, mais felizes”.
Sobre os cuidados com a pele da pessoa da idosa, Claudionora explica que com o passar dos anos, nossa pele pode ficar desnutrida, desidratada, com linhas de expressão e rugas e, um dos fatores que causa essas mudanças é a radiação solar. “Por isso utilizar protetor solar é essencial, muito importante. Lembrando que o protetor solar que utilizamos no rosto, deve ser diferente daquele que utilizamos no corpo. Se a pessoa faz uso de cosméticos, como uma base ou pó, a dica é dar prioridade para produtos que contenham também fator de proteção solar. Outra dica é utilizar um hidratante para deixar a pele com uma textura mais próxima do normal possível”, finaliza.
O projeto Ativa Idade nasceu em 2013 com o propósito de promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família. Para manter os idosos ativos, incentivar a saúde e o bem estar, o projeto oferece gratuitamente aulas de dança e ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, passeios, dinâmicas e oficinas com profissionais de diversas áreas.
Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.
Por: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo
Foto: Bruno Carvalho
Comments