Evento acontece de 30 de setembro até 06 de outubro. Artistas, companhias, grupos e coletivos artísticos podem se inscrever até 10 de agosto.
Aqui, ali, em qualquer lugar; todo mundo dança. De 30 de setembro até 06 de outubro, a dança vai tomar conta de Campo Grande, estará nos teatros, praças, escolas, shoppings; em diversos espaços, na ´Semana pra Dança 2024´. A realização é da Associação Arado Cultural e Colegiado Estadual de Dança de MS, com investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A ´Semana pra Dança 2024´ retoma as atividades alusivas ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), celebrando com apresentações de dança de artistas, grupos e companhias de MS e do Brasil, além de atividades formativas, oficinas, mediações artísticas e bate-papos após os espetáculos. Tudo isso com o propósito de difundir a dança em suas diversas formas de manifestação; procurando, assim, atender aos anseios da classe artística e dos diferentes públicos.
"Com a ´Semana pra Dança 2024´ visamos fomentar o desenvolvimento das artes cênicas; promover e valorizar o encontro do público com a arte da dança no Estado do Mato Grosso do Sul, através de uma programação artística reveladora da expressao cênica estadual e; propiciar o intercâmbio de artistas e a formação de plateia e de espectadores em ambientes cênicos convencionais ou não", destaca Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS.
Edição deste ano marca o retorno da ´Semana pra Dança´
Desde 2007 a FCMS prepara e realiza a ´Semana pra Dança´ com uma programação que envolve uma série de atividades que visam aproximar a dança do seu público. O evento, porém, não é realizado há mais de cinco anos; sua última edição (a 12ª) ocorreu em 2018. Muitos foram os fatores que prejudicaram sua continuidade, entre eles, a pandemia que impossibilitou pelo menos a realização de três edições.
Nesta retomada da ´Semana pra Dança´, com o intuito de aproximar a gestão estatal dos fazedores da dança do Estado, para a execução do evento foi indicada pela categoria a Arado Cultural, uma organização da sociedade civil que trabalha há mais de 10 anos com produção cultural, especialmente, produção de dança. A Arado é responsável pela realização dos principais festivais de dança do MS, cuja expertise é reconhecida por seus financiadores, entre eles, o FIC, o FMIC, a FUNARTE e o Iberescena.
Para o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, o retorno do evento é a ampliação e implementação da circulação da produção da dança do nosso estado, pensando em um programa que abrigue apresentações, oficinas e ações de formação e rodas de conversas visando a melhora de ações para a dança através da FCMS. "E, ampliação progressiva de recursos públicos para programas, projetos e ações de dança", completa.
Em nota, o Colegiado Estadual de Dança de Mato Grosso do Sul comemora o retorno do evento e reforça sua importância para a classe: "A ´Semana pra Dança´ é resultado de uma luta da classe por valorização, visibilidade e formação de público. Nas edições que se deram a partir dessa conquista, o evento foi um momento importante que mobilizou com grande êxito a classe e a cidade através de intercâmbios, espetáculos e momentos formativos em que a dança e a sua diversidade se reafirmaram enquanto potência que significa o corpo político e social".
Cia de Dança do Pantanal fará a abertura do evento
A Cia de Dança do Pantanal, de Corumbá-MS, foi a escolhida para a abertura do evento; em votação realizada entre os membros do Colegiado Estadual de Dança. Para Marcia Rolon, fundadora do Moinho Cultural e diretora artística da Cia de Dança do Pantanal, ter a companhia reconhecida e escolhida pelo Colegiado é extremamente importante porque coloca a companhia num lugar de presença em relação a MS. A companhia, que existe desde 2017 com muita força e garra, já se deparou com várias dificuldades, mas continuaram em frente, lutando, e por isso esse reconhecimento vem como um abraço.
"Um abraço muito significativo que nos impulsiona a continuar buscando nossos objetivos, porque tudo isso vale a pena, e essa seleção é prova disso. Estar na abertura desse evento, que é literalmente uma semana dedicada à dança do nosso estado, com presença de pessoas de fora também, e com uma brasilidade na pele, no movimento, é um presente que recebemos com muito cuidado e orgulho. Nosso espetáculo, a ´Janela do Dia´, vai falar um pouco disso, desse movimento da vida, do dia a dia quando você precisa enfrentar os momentos com todas as cargas que eles propõem, preconceitos e dificuldades. A coreografia é do Welligton Junior e a ´Janela do Dia´ traz falas muitas vezes não ditas", reforça Marcia.
Artistas, grupos e companhias de dança podem se inscrever até 10 de agosto
A ´Semana pra Dança´ está com inscrições abertas para artistas independentes, grupos, companhias ou coletivos artísticos de dança atuantes em MS que desejam participar do evento, com apresentações e realização de oficinas. Os interessados podem inscrever coreografias e espetáculo ou intervenção acompanhados de oficinas.
A Arado Cultural lançou um edital de seleção com todas as informações aos interessados. As inscrições devem ser realizadas por este link até 10 de agosto. A seleção será realizada por uma Comissão de Seleção indicada pelo Colegiado Estadual de Dança e FCMS e, os selecionados serão anunciados no dia 23 de agosto no Instagram @semanapradanca.
Serviço: a ´Semana pra Dança 2024´ acontece de 30 de setembro até 06 de outubro em vários pontos de Campo Grande-MS. Em breve será divulgada a programação completa. A realização é da Associação Arado Cultural e Colegiado Estadual de Dança, com investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Mais informações pelas páginas do Instagram da Arado Cultural e da Semana pra Dança.
Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo
Comentarios