top of page

Semana tem bate-papo empoderado com mulheres e palestra sobre prédio histórico da Capital, no Sesc

Nesta semana o Sesc Cultura terá uma série de ações. Quarta-feira, 16, às 19 horas, haverá um encontro de mulheres potentes que se destacam na literatura, na música e no cinema em Mato Grosso do Sul. Participam da ação MULHERIO – um bate-papo empoderado, a ativista guató Gleycielli Nonato, que é escritora, membro da Academia de Letras em MS e autora dos livros Índia do Rio e Vila Pequena: causos, contos e lorotas; Marta Cel, que é cantora e compositora, acadêmica de música (UFMS) e educadora social; a produtora cultural e atriz Pamella Yulle, protagonista do premiado filme Madalena (lançado em 2021, direção de Madiano Marcheti) que denuncia as estatísticas de mortes de pessoas trans no Brasil e a artista visual Márcia Albuquerque, que é mestre em psicologia e integra o coletivo de mulheres artistas Terra Femini e As Descendentes de Lídia.


Cinema – Nas sessões de quinta-feira, 17, às 15h e 19h, Cine Sesc exibe O leque de Lady Windermere, um filme baseado na obra de Oscar Wilde (1949), com direção de Otto Preminger. Ao ver, num leilão, um antigo leque que lhe pertencera, uma senhora evoca os episódios que protagonizara. Sua tentativa de se aproximar da filha, Lady Windermere, provoca uma série de equívocos familiares e sociais.

Modernismo – Integrando a programação do centenário da Semana da Arte Moderna, no dia 18 de março, sexta-feira, às 19 horas, o Sesc Cultura, em Campo Grande, terá a palestra (1922-2022) - Um marco em meio às transformações arquitetônicas e urbanísticas de Campo Grande, com o arquiteto e urbanista João Santos.


Doutorando em arquitetura e urbanismo, ele vai falar sobre o “quartel da Afonso Pena”, que foi justamente concebido no ano de 1922, um ano de aspirações modernas, para abrigar a 9ª Região Militar. O prédio em dois pavimentos foi projetado pelos arquitetos e engenheiros da antiga Companhia Construtora de Santos, o ar moderno que pousa em Campo Grande está no fato de ser considerada a “primeira obra de engenharia e arquitetura da cidade em dois andares” (ARRUDA, 2016), um marco para a arquitetura e paisagem da cidade.


Ao comemorar 100 anos em 2022, o “quartel da Afonso Pena” acompanhou as mudanças da cidade, as transformações arquitetônicas e urbanísticas de Campo Grande e permanece “vivo” com a chegada do Sesc Cultura – Unidade Melo e Cáceres.


Exposições – Seguem abertas as visitações, de terça a sábado, às exposições Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, O traço, a mancha e a queima, um encontro de potencialidades, com produções dos cursos de artes visuais do Sesc Cultura de 2021 a exposição permanente Os Bugres de Conceição, com peças em diferentes formas e tamanhos.


Biblioteca – Com amplo acervo de títulos, incluindo materiais em inglês, a biblioteca do Sesc Cultura, em Campo Grande, conta com ferramentas que facilitam a escolha e reserva dos títulos. O catálogo é disponibilizado no site Bibliotecas Sesc, com reservas feitas pelo WhatsApp (67) 3311-4417.

Serviço – Acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS.

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page