top of page

Sesc Cultura recebe espetáculo direto da França, em parceria com a Embaixada

Nesta semana o Sesc Cultura vai exibir 2 filmes-concertos por meio de parceria com Embaixada da França no Brasil, via rede das Alianças Francesas do Brasil. A trilha sonora é executada ao vivo, pelo coletivo de artistas franceses, enquanto os filmes mudos, clássicos do expressionismo alemão, são exibidos.


A ARFI (Associação em busca de um folclore imaginário) chega ao Brasil neste mês de maio para levar a quatro capitais, dentre elas Campo Grande, uma série de filmes-concertos e o Sesc MS é um dos parceiros, assim como o SECIC e o MIS.



A equipe é composta por Jérôme Lopez e Xavier Garcia, que leva ao público os filmes concertos, "Metropolis" e "Steamboat". Ao mesmo tempo, os dois músicos realizarão várias oficinas de experimentação sonora para crianças e adultos.

No Sesc Cultura, as sessões serão dias 12 (Metropolis), quinta-feira e 13 de maio (Steamboat), sexta-feira, com início às 19 horas. A entrada é gratuita, os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência.


Sobre os filmes-concerto – Metropolis (Fritz Lang, 1927) é um dos filmes mudos mais importantes, representando um mundo imaginário onde asociedade está dividida entre a cidade subterrânea, composta principalmente de escravos, e a elite que vive em uma cidade paradisíaca.


Para musicalizar essa produção, o grupo remixou a música de Richie Hawtin, uma figura importante na cena techno, com o trabalho de Iannis Xenakis, um pioneiro da música do século XX. Esta mistura se encaixa bem com o estilo expressionista do filme.


Já Steamboat Bill, Jr. (Charles Reisner e Buster Keaton, 1928) ficou marcado pela cena final do furacão, marcada como, provavelmente, a acrobacia mais perigosa da história do cinema. Depois de terminar a escola, o jovem William se junta a seu pai, um capitão de um vapor de remos no Mississippi. Com uma aparência um pouco fraca, ele não parece realmente se encaixar neste mundo difícil. Para piorar a situação, ele está apaixonado pela filha do principal concorrente de seu pai.


Xavier Garcia e Jêrome Lopez acompanham o filme com uma mistura de música techno e "contemporânea". A modernidade deste estilo musical permite aos jovens descobrir o burlesco cinema mudo da época.


Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS. Acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams.

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page