Semana com a sétima arte em evidência na programação gratuita do Sesc Cultura, integrante do Sistema Comércio MS. De 09 a 11 de novembro, sempre às 19 horas, haverá a V Mostra Sesc de Cinema – Panorama MS, com exibição do filme representante do estado no panorama nacional, o destaque estadual, mais 7 filmes selecionados nessa etapa. A Mostra Sesc de Cinema tem como objetivo promover a difusão da produção cinematográfica nacional que não chega ao circuito comercial de exibição e contribuir com o campo audiovisual. Em sua quinta edição, recebeu 1609 inscrições, sendo 20 delas de Mato Grosso do Sul, com filmes de curta e média metragem, entre documentários, videodança e filmes ficcionais.
O circuito será aberto com a exibição, no dia 09, do representante do estado no panorama nacional, o curta “Pyru´ã – A flor do centro da terra”, narrado na língua Kaiowá e retrata a história do Kunumi, um menino indígena que vai em busca do Pyru´ã; a flor do seu umbigo, enterrada pela sua avó quando ainda recém-nascido. Na sequência, será exibido o curta destaque regional “Onça Contemporânea”, de Gabriela Dias, que conta a história de uma onça artista que busca conscientizar o mundo sobre os impactos do consumo exagerado na moda e design. Também haverá exibição de “O pantanal é preto”, Raylson Chaves, “Cinzas do Pantanal”, de Mariana Marques e “Sala de Sonhos”, de Marinete Pinheiro. Na quinta-feira, dia 10, a mostra recomeça com “Mesmo no Deserto”, dirigido por Rafael Ary e, em seguida, “Mudança”, de Halisson Nunes e Helton Pérez. No último dia será exibido “Arrastro”, de Cadu Modesto e “Cativo”, de Augusto Isaac e Thales Albano de Sousa Pimenta.
Também na sexta-feira, dia 11, às 19h30, haverá o Espetáculo de Dança “O Vestido”, com a coreógrafa e bailarina Rosa Antuña, uma ação em parceria com a Cia do Mato, por meio do projeto Alvitre-o: Corpo Biográfico, contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais da Sectur.
A peça um trabalho inspirado indiretamente em Pina Bausch. Há nesse vestido também referências literárias e cinematográficas que vão de Lewis Carrol a Shekhar Kapur. O vestido é a metáfora dos sonhos almejados. É o desejo tantalizado, o inalcançável, o inatingível. É a força imanente que leva alguém a vencer os próprios medos e se libertar.
Sábado é dia de diversão para a criançada. Às 15 horas tem Oficina do Sesc Arte para Crianças – Cachorrinho de argila, voltada para crianças de a partir de 05 anos, acompanhadas do responsável. Para participar, é preciso levar um quilo de argila escolar e uma caixa de sapato. Os ingressos começam a ser distribuídos meia hora antes da atividade.
Às 16 horas, o grupo Badaiá Arte apresenta o espetáculo infantil “Caquilhos de Munchausen”, uma adaptação livre da fantasiosa obra de Rudolf Erich Raspe. Um misto de emoção, encantamento e situações cômicas, o espetáculo leva de uma maneira sutil ao entendimento do complicado relacionamento entre o Barão de Munchausen e sua serviçal, Russa. E, acima de tudo, fala sobre crença.
Serviço – Acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams . O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS
Comments