top of page

Sesc Cultura terá semana de imersão no folclore, mostra de dança e oficina infantil

O Sesc Cultura, integrante do Sistema Comércio, terá mais uma semana de ações que falam sobre o folclore, desta vez com a proposta de imersão para crianças e jovens, a partir desta quarta-feira, dia 17. O "Festival Ubu Erê de Folclore" vai até sábado, dia 20, com ações sempre das 14h às 20 horas, coordenadas pelo Grupo Ubu de Artes Cênicas. Um universo de experimentação no universo da cultura popular nacional e regional.


Haverá cortejos brincantes, apresentações teatrais, exposições, contação de histórias, exibição de filmes e livros temáticos regionais, gastronomia. Também estão na grade (ver abaixo) workshops de brinquedos folclóricos, de cerâmica, de brincadeiras populares e mesas redondas.


Na sexta-feira, dia 19, às 19h30, tem a Mostra Aberta de dança do 10° aulão Exp, iniciativa do Grupo Expressão de Rua @expressaoderua.exp. O projeto acontece desde 2015 e visa promover o acesso, a capacitação e o aperfeiçoamento profissional de jovens e artistas locais, por meio da troca de experiências com diferentes profissionais de Mato Grosso do Sul e do Brasil, potencializando uma rede de produção e gestão das danças urbanas no país, através de aulas, palestras, bate papos e mostra de danças.


Sábado é dia de oficina de arte infantil, que começa às 15 horas e é voltada para crianças de partir de 5 anos, acompanhadas do responsável. Em alusão ao dia nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, 17 de agosto, a criançada vai conhecer a história da Morada dos Baís e sua importância para a cidade de Campo Grande, desde sua construção em 1918. E a partir daí, vão modelar em argila um baixo relevo desse casarão que foi residência da incrível Lídia Baís. Para participar, é preciso levar os seguintes materiais: 1 caixa de sapato; 5 palitos de dente.


Às 16h30 o Cine Clubinho exibe “A Vida dentro de um melão”, animação brasileira com direção de Helena Frade. Neste curta, uma garota filma o seu redor. Fantasiada de bicho, o desconhecido te assopra quando o coração quer voar.


Exposições – E as exposições de artes visuais continuam disponíveis para visitação, no Sesc Cultura. A exposição temporária “Desejo Vazante” segue aberta até o dia 30 de setembro e reúne obras de 12 artistas que falam sobre a resistência do desejo e da arte às definições reducionistas da arte e da vida. Também a exposição “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922”, composta por painéis com textos e imagens que remontam os acontecimentos e responsáveis por esse evento tão importante para a história da arte e cultura brasileira e “Os Bugres de Conceição”, composta pelo acervo de arte regional estão permanentemente à disposição do público.

Confira a programação do "Festival Ubu Erê de Folclore"


Dia 17/08:

14 horas: Cortejo brincante – UBU e Oficina de brincadeiras folclóricas – UBU

15 horas: Oficina de brinquedos folclóricos – Ramona Rodrigues

16 horas: 15 horas: Oficina de brinquedos folclóricos – Ramona Rodrigues

18 horas: Roda de conversa literária – Anderson Bosh/UBU/FUNARTE

19 horas: Exibição de filme sobre a cultura popular com roda de conversa – Profa Gabi UEMS

Dia 18/08:

14 horas: Cortejo brincante – UBU e Oficina de brincadeiras folclóricas – UBU

15 horas: Contação de história – Ciro Ferreira

18 horas: Roda de conversa literária – Marley Sigrist/Camalote

19 horas: Exibição de filme sobre a cultura popular com roda de conversa – Doc. Pelega e Porca Prenha UBU

Dia 19/09:

14 horas: Cortejo brincante – UBU e Oficina de brincadeiras folclóricas – UBU

15 horas: Contação de história – Ciro Ferreira

Dia 20/08:

15 horas: Espetáculo teatral Pelega e Porca Prenha

17 horas: Espetáculo teatral Pelega e Porca Prenha

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page