Campo Grande, Mato Grosso do Sul - Brasil

  • facebook
  • White Twitter Icon
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 #EUsouMS 

REVEST PEDRAS CAMPO GRANDE MS.png
juju geleias campo grande.png

MIS e Sindjor realizam segunda Mostra Cinema e Imprensa

 

O Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul, realiza de 3 a 7 de abril de 2017 a segunda edição da Mostra Cinema e Imprensa, que exibe filmes com temáticas em que a imprensa e a mídia estão presentes, proporcionando uma oportunidade de debate e reflexão sobre o papel da imprensa na sociedade.

 

Todas as exibições vão ser seguidas de debates com convidados selecionados pelo Sindjor que tenham atuações profissionais nas áreas abordadas pelos filmes. Clayton Sales, jornalista, radialista e ex-presidente do Sindicato, é o curador da Mostra. Ele utilizou como critério de seleção filmes que levantassem discussões interessantes e atuais que gerem reflexões sobre imprensa e mídia. “A parceria com o sindicato proporcionou que trouxéssemos debatedores ligados a cada área de discussão que a gente levantou, como jornalismo e poder, política, sociedade, pessoas que vivem esse contexto para proporcionar debates urgentes e atuais sobre imprensa e sociedade”.

 

Clayton explica que para esta segunda mostra ele selecionou filmes menos conhecidos e que abordam questões mais específicas do dia-a-dia do jornalista. “Na mostra do ano passado foram filmes mais conhecidos, como ‘Spotlight’, que tinha acabado de ganhar o Oscar. Este ano são filmes menos conhecidos, que tiveram pouca repercussão no Brasil. Talvez o mais conhecido seja ‘Ausência de Malícia’. É uma mostra mais voltada ao jornalismo investigativo. ‘Veronica Guerin’, por exemplo, trata da questão da mulher no jornalismo investigativo. São todos filmes muito bons, que aprofundam os temas”.

 

A Mostra não é só direcionada a profissionais da imprensa e da mídia, mas a toda a sociedade. “Qualquer pessoa hoje para formar sua visão de sociedade utiliza referências para sedimentar suas visões de mundo e de si próprio. E as pessoas buscam isso hoje principalmente por meio da imprensa. Acredito que o papel da imprensa não é só informar, mas servir de referência para formar visões de mundo e subsidiar possíveis questionamentos. Discutir esse assunto é discutir que rumos essa grande referência está tomando hoje. É um tema importante para toda a sociedade, não só para os profissionais da imprensa, pois a sociedade sofre a influência da mídia todos os dias”.

Tags:

Please reload

#EUsouMS

Sesc Cultura recebe Exposição de Arte Contemporâne...

19/2/2020

1/10
Please reload

FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS.png
DIA MUNDIAL FSF FEED .png
+ RECENTES
Please reload

stories_harmonia_1080x1920px_HABITAT.png