EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • Divulgação | Assessoria

Obras de artes elevam qualidade e garantem personalidade aos ambientes


As obras de arte inspiram, atraem olhares e deixam qualquer lugar elegante e encantador. Desde a antiguidade, elas são uma forma de expressão cultural, e atualmente têm ganhado mais espaço nas residências e nos locais de trabalho.

Pensando nisso, a CASACOR MS firmou uma parceria com entidades e artistas do Estado com a intenção de promover a interação entre eles e os profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo. “A CASACOR não é uma mostra de decoração, é uma marca que abrange design, inovação e traduz estilos de vida. Disponibilizar obras de arte nos ambientes, para nós, não é apenas uma forma de viabilizar parcerias entre o elenco, mas também de promover a cultura sul-mato-grossense e expressar o conceito da Casa Viva por meio da arte”, explica Tatiana Ratier, diretora executiva da mostra, referindo-se ao tema da edição 2018 da mostra.

Para a coordenadora do Marco – Museu de Arte Contemporânea, Lúcia Montserrat, inserir criações artísticas nos projetos de decoração é uma maneira de enriquecer os ambientes e ainda contribuir com a democratização cultural. “A arte não pode somente estar restrita a espaços específicos como museus e galerias. Ela tem que estar exposta para fins de vários processos, como da educação, contemplação e valorização do conteúdo cultural em geral. E dentro de um ambiente privado, garante personalidade”, aponta.

Formada na Escola das Belas Artes do Estado do Paraná, há mais de 30 anos, a professora explica que a arte nem sempre tem a utilidade de aconchego, como também de provocação. “O conteúdo artístico também serve para gerar reflexão, tem o papel de debater e discutir assuntos factuais ou atemporais e principalmente, estimular novas ideias. Um quadro pendurado, por mais simples que seja, já serve para um questionamento”.

O Marco possui um acervo com origem na Pinacoteca Estadual, prêmios aquisitivos e doações de artistas, colecionadores e instituições. São 900 obras, incluindo aquelas que traçam o percurso da arte no Estado, desde sua origem, que estarão disponíveis para o elenco da edição de 2018.

Fotografias também exercem um efeito bonito, moderno e personalizado na decoração de ambiente. Elas podem ser distribuídas entre os móveis, como nos clássicos porta-retratos ou até mesmo nas paredes. As apostas dependem de preferências. Para o fotógrafo Ricardo Valêncio, a fotografia tem perfil artístico, mas também serve como objeto de informação. “Dentro de um ambiente a fotografia pode ser usada em várias linguagens como jornalística, abstrato ou retrato. Muita gente não sabe, mas o abstrato na fotografia fica lindo quando se usa focos minimalistas, com fundos desfocados, o que deixa imagem subjetiva. E a CASACOR será um ótimo momento para demonstrar esse olhar, saindo somente de imagens que muitas vezes, as molduras são mais expressivas”, aponta.

A Confraria Sociartista apresenta uma multiplicidade de expressões em diversos estilos, representando suas vivências e imaginários, compondo assim um panorama contemporâneo das artes visuais do Estado. Com cerca de 50 associados, a entidade vai disponibilizar todo o acervo para o elenco participante desse ano. “A obra de arte tem um conteúdo temático e estético que leva uma mensagem para as pessoas daquele ambiente. Disponibilizar as obras dos artistas sul-mato-grossenses para um evento como a CASACOR é ligar nossos profissionais da arte aos profissionais idealizadores desses cenários, é aproximar muito do que ainda é desconhecido do nosso trabalho para pessoas que estão à procura da construção de suas casas e ambientes de trabalho”, aponta Walter Lambert, um dos diretores da Confraria Sociartista, Associação de Artistas Visuais Profissionais residentes em Mato Grosso do Sul.

#relax

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com