top of page

Beaujolais Nouveau uma tradição


Se você começou a girar taça recentemente talvez não conheça Beaujoais Nouveau.

Todos os anos o lançamento do Beaujolais Nouveau é comemorado com uma grande festa ao redor do mundo. Um verdadeiro acontecimento que se repete tradicionalmente na terceira quinta-feira de Novembro, quando são oficialmente lançadas as garrafas deste vinho jovem, fresco e sedutor. Disputado por milhares de pessoas é bebido simultaneamente em mais de 190 países, envolvendo uma megaoperação de logística.

O Beaujolais Nouveau é produzido com a uva Gamay plantada nos vinhedos localizados nas denominações Beaujolais na Borgonha. Uma uva diferente da Pinot Noir, que se dá particularmente bem nos solos de granito, a Gamay combina uma acidez natural elevada com poucos taninos, originando vinhos de corpo leve e bastante perfumados. Na Borgonha, ela é plantada desde o século 14, sendo a única variedade permitida na produção do Beaujolais Nouveau. Além disso, em Beaujolais, a colheita deve ser manual, assim como acontece em Champagne.

Por ser lançado no mesmo ano em que as uvas foram colhidas e para mostrar um frutado intenso e cativante, o Beaujolais Nouveau passa por uma fermentação mais breve, conhecida por maceração carbônica. Nesse processo, os cachos inteiros das uvas são cobertos por gás carbonico e, sem a presença de oxigênio, parte do açúcar de dentro dos bagos é transformado em álcool sem necessidade de leveduras. Esta técnica preserva fresco e frutado o vinho, sem extrair taninos amargos das cascas da uva, apresentando notas típicas de banana, de frutas vermelhas e florais. O resultado são vinhos leves e cheios de fruta.

Dia 22/11 já é possível repetir a frase “Le Beaujolais nouveau est arrivé!“.

A Confraria Meia-Taça comemora com o mundo a chegada do Beaujolais Noveau, um evento organizado pela confraria com a parceria do Restaurante Terradaságuas – SENAC.

O Beaujolais de Joseph Drouhin foi o escolhido, produtor de grande prestígio, um dos mais reputados da Borgonha, eleito por 16 anos consecutivos o melhor Beaujolais Noveau da França.

Joseph Drouhin Beaujolais Nouveau 2019 (R$ 139,90) www.mistral.com.br

0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page