top of page

Já ouviu falar em Brownies Veganos? Hoje o #EUsouMS entrevista a Dai, dos “@browniesdadai”


A produção e distribuição de produtos vegetarianos e veganos ainda é limitada no Brasil, mas segundo números do Ibope Inteligência, 14% da população se declara vegetariana. Parece pouco? Esse número representa quase 30 milhões de pessoa!

Sabendo desse mercado aquecido e em expansão a equipe do #EUsouMS entrevista hoje a Daiana Soria, mais conhecida com Dai, dos Brownies da Dai. Confira:

#EUsouMS: Para entender um pouco mais da “Brownies da Dai” precisamos conhecer um pouco mais de você. Conta pra gente um pouco da sua história e como você decidiu incluir a alimentação saudável na sua vida.

A questão da mudança de alimentação é algo recente em minha vida, paramos (meu marido e eu) de consumir carnes e derivados no ano passado. Já os derivados de leite e ovos diminuíram muito de nosso cardápio, mas ainda não paramos totalmente. A mudança está sendo aos poucos em vários aspectos da vida, mas com certeza a alimentação foi o pontapé inicial, há pelo menos uns 5 anos venho me preocupando em comer melhor, mais saudável e com mais cores no prato.

Bem, eu nunca fui muito fã de cozinha, meus bolos eram, em geral, bem ruins haha... Mas, como disse, de 5 anos pra cá comecei a me preocupar com o que estava consumindo e entendi que só poderia ter mais autonomia alimentar fazendo minhas próprias comidas. Comecei a cozinhar mais e testar receitas convencionais, mas realmente os bolos ainda não eram minha especialidade! No ano passado quando, depois de muitos anos me incomodado com a alimentação carnívora resolvi realmente parar com o consumo de carnes e mergulhei de cabeça em um mundo de receitas vegetarianas (ovolacto ou estritas) e crudívoras que eu nunca tinha tido um contato mais aprofundado.

Em meio à esses estudos aprendi como fazer substituições do ovo ou da farinha de trigo, por exemplo, nas receitas de bolo. Fiz vários bolos de massa de banana e aveia (inspirada nos bolos da minha irmã Carol que é vegetariana estrita há alguns anos) brigadeiros crudívoros, uma variedade de grãos fermentados, sempre inventando um pouquinho mais...

#EUsouMS: Como surgiu a ideia de vender Brownies veganos?

Pode parecer engraçado mas a receita e a ideia dos brownies de batata doce chegaram à mim não por páginas veganas ou de alimentação saudável, mas sim de um reality show de finanças! Conhecemos o canal do YouTube "Me Poupe" e começamos a engolir o conteúdo a aplicar no dia-a-dia. Fiquei encantada pela possibilidade de melhorar a vida financeira também, que à essa altura estava meio adoentada, coitada... E em um dos episódios (quem acompanha o reality sabe que eles colocam metas de gastos e renda extra para os participante) a dica de renda extra era justamente a venda dos brownies de batata doce! Na hora aquilo me chamou a atenção pela qualidade da receita e pela possibilidade de ter uma renda extra.

Vasculhei a internet à procura da receita com as medidas certinhas, a receita original usava ovos, fiz a substituição pela linhaça e “voilá”! Tinha a minha receita pronta para ser testada. Minhas primeiras viti... digo clientes (haha) foram as professoras da escola em que trabalho. No primeiro dia de aula levei umas provas e alguns brownies pra vender e não é que elas gostaram?!

#EUsouMS: A sua receita é única e não leva ovo, lactose e glúten. Além de atender ao publico vegano você também beneficia os intolerantes a essas substâncias. Como tem sido a receptividade dos produtos?

Olha realmente me impressionei em como consegui fidelizar vários clientes. Vendo na escola em que trabalho, alguns alunos descobriram e me cobram todos os dias para levar mais para eles também poderem comprar. E veja bem: são crianças!!! Um público com o paladar bem difícil de agradar... E apesar de ter chocolate a quantidade de açúcar é muito pequena. Também vendemos na academia em que meu marido trabalha, por lá os brownies já chegam quase todos encomendados, não dá pra quem quer!

Nesses 2 ambientes temos paladares e estilos de vida muito diversos: veganos, vegetarianos, alérgicos e intolerantes à glúten, ovo e lactose, pessoas que querem emagrecer e buscam equilibrar a dieta comendo um docinho menos agressivo, com ingredientes funcionais e os “Brownies da Dai” atendem lindamente a esses requisitos.

#EUsouMS: Nós do #EUsouMS já provamos e o gosto é bem semelhante ao do Brownie com receita padrão. Como é o trabalho para substituir os ingredientes?

Muito tranquilo na verdade, como disse já estava testando a substituição da farinha de trigo por aveia e dos ovos pela linhaça. Nunca fui muito de usar leite, então meus bolos (aqueles que não eram lá essas coisas...) já eram feitos com água mesmo. E eu prezo por ingredientes de qualidade e que façam bem ao nosso organismo, então uso cacau 100% e não aqueles achocolatados cheios de açúcar refinada e de nomes estranhos que nem sabemos o que é; uso óleo de coco puro, pelos seus inúmeros benefícios a saúde; a batata doce que é a grande inovação dessa receita é uma ótima fonte de carboidratos saudáveis, vitaminas, proteínas e fibras, e junto com a aveia e o amendoim, dá sensação de saciedade e com menos picos de insulina.

#EUsouMS: O mercado de produtos veganos vem crescendo muito nos últimos tempos. Como você avalia esse crescimento?

Eu acho excelente ter opções! Esqueci de comentar, mas antes mesmo de me tornar vegetariana, já pensava nesse nicho como uma oportunidade. Alguns anos atrás frequentava uma feira coletiva de Campo Grande e percebendo a falta de produtos vegetarianos, comecei a fazer quibes de abóbora recheados de queijo de mandioca, e pizza de carne de jaca para vender lá, fazia algum sucesso! Infelizmente a feira não deu certo e eu acabei deixando de lado essas receitas... Hoje percebo como temos muito mais opções, já vendem até a carne de jaca congelada!!! Na minha época (a velha... haha) eu tinha que colher a jaca, cozinhá-la e fazer todo o processo de separação da casca e sementes... pensa no trabalhão!!! E hoje estando do lado de cá, como consumidora, acho incrível poder comer de um tudo sem precisar financiar a morte de animais :)

#EUsouMS: Você também vende produtos para não-veganos e não-intolerantes como é a recepção desse publico?

Vendo sim! No começo minha abordagem ao apresentar o produto aos não veganos, principalmente, é evitar dizer que ele é vegano (também evito dizer que é "FIT", funcional ou qualquer outro rótulo do tipo) hahaha... sabe como é né?! Muitas pessoas julgam antes mesmo provar, então simplesmente digo que é de batata doce, sem glúten, sem lactose, sem ovo, mas com ingredientes de qualidade e gostoso de verdade! Inclusive essa é nossa descrição do Instagram...

#EUsouMS: E para finalizar... Onde as pessoas podem encontrar os seus produtos?

No Instagram, @browniesdadai lá você pode ficar por dentro da produção, fazer contato, encomendas, deixar sugestões, críticas e elogios. A casa é nossa, pode entrar!

0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page