Que tal aprender a fazer o prato típico de Campo Grande? Hoje é dia de fazer Sobá!
- #EUsouMS
- 26 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
O sobá é um prato originário do Japão, mais especificamente da ilha de Okinawa, e foi trazido para a capital de Mato Grosso do Sul pelos imigrantes japoneses que escolheram Campo Grande como lar.
O prato foi inicialmente feito pelos membros da comunidade, mas, com a popularidade a população em geral começou a consumir a iguaria. Hoje o sobá, além de ser muito popular entre toda a população também ganhou status de prato típico da capital sul-mato-grossense.

Confira agora uma das receitas de sobá separadas pela nossa equipe:
Ingredientes
Caldo
1 kg de ossobuco 4 litros de água 1 colher de sopa de sal 1 colher de café de hondashi (pó de peixe) 1 colher de café de glutamato monossódico (opcional) ½ colher de sopa de caldo de galinha Shoyu a gosto
Macarrão
500 g de macarrão de sobá 1 maço de cebolinha picada 5 ovos 300 g de carne magra 200 ml de shoyu
Modo de Preparo
Caldo Ferva o ossobuco com a água por mais ou menos 40 minutos. Coloque os demais ingredientes do caldo e deixe ferver por mais meia hora. Quem quiser dar um gosto mais acentuado pode preparar na panela de pressão, fervendo o ossobuco com a água por dez minutos e depois por dez minutos novamente com os demais ingredientes.
Macarrão Ferva dois litros de água com um fio de óleo e cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra e reserve. Bata os cinco ovos inteiros, tempere com sal a gosto e frite em uma frigideira antiaderente omeletes bem fininhos.
Deixe esfriar, enrole todos juntos e corte tiras bem finas.
Cozinhe a carne e corte em pedaços pequenos, depois coloque numa panela com shoyu e vá mexendo até a carne ficar bem corada e sequinha.
Se for necessário, coloque mais molho de soja.
Finalização Escalde o macarrão em água fervente e preencha a tigela, até ficar rente à borda. Coloque a cebolinha, a omelete e a carne. Por último coloque o caldo até encher a tigela.
Com informações:
campogrande.ms.gov.br
academiadacarnefriboi.globo.com
Foto:
Flávio André / Ministério do Turismo
Comments