top of page

|Arq + Cine| Closer.

Closer retrata quatro personagens cujas vidas se entrelaçam, abordando temas como traição, desejo, encontros e desencontros, com relações muito próximas à "modernidade líquida", definida pelo sociólogo Zygmunt Bauman como a era onde nada é feito para durar, onde as pessoas não se prendem a códigos e regras, não possuem uma solidez comportamental, são mais livres mas ainda assim não conseguem alcançar a felicidade e suas relações se tornam enfraquecidas.

A arquitetura no filme dialoga com esses padrões de comportamento em diversos momentos, como na cena inicial, em que a fluidez do ambiente urbano reflete a fluidez da relação do casal que se encontra na rua e já estabelece um convívio. O design do interior da casa noturna tem ares oníricos e quase psicodélicos, evidenciando a busca pela satisfação dos desejos pessoais dos frequentadores do local. E, por fim, as mudanças na ornamentação do loft de Anna após casar-se, demonstram a liquidez da personalidade facilmente adaptável da personagem.

Tudo isso coroado com a representação do "amor líquido" marcado pela instabilidade, insegurança e vulnerabilidade.

Título: Closer - Perto Demais (Closer) Ano: 2005 Diretor: Mike Nichols Atores: Jude Law; Julia Roberts; Natalie Portman; Clive Owen.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page