“Chão de Veredas” transforma paisagens de MS em movimento e abre oficina gratuita de dança em Campo Grande
- eusoums

- há 9 minutos
- 3 min de leitura
Projeto da Cia do Mato conecta corpo, memória e território e recebe o pesquisador Vitor Hamamoto para formação em dança contemporânea
O que acontece quando as paisagens de Mato Grosso do Sul deixam de ser apenas cenário e passam a atravessar o corpo? É dessa relação entre território, memória e movimento que nasce Chão de Veredas, novo projeto da Cia do Mato, que combina formação em dança contemporânea com a criação de um espetáculo inédito inspirado nas singularidades ambientais e culturais do Estado.

Foto: Camila Muradas
A primeira etapa aberta ao público será a oficina gratuita “Corpo entre ar”, conduzida pelo pesquisador e artista Vitor Hamamoto, de Florianópolis (SC). Os encontros acontecem nos dias 6, 8, 9 e 10 de setembro, em Campo Grande, e as inscrições seguem abertas até 28 de agosto.
O nome Chão de Veredas já entrega algumas das ideias que atravessam o trabalho. Vereda pode significar caminho, direção e possibilidade, mas também dá nome aos cursos de água característicos do Cerrado.
“A ideia de caminhos e encontros atravessa todo o projeto”, explica Maria Fernanda Figueiró, produtora e intérprete-criadora da Cia do Mato.
Quando o corpo encontra o território
Fauna, flora, histórias, tradições e, principalmente, as pessoas que constroem a identidade sul-mato-grossense funcionam como pontos de partida para a pesquisa da companhia.
Esse mergulho também dará origem ao espetáculo Chão de Veredas, com direção cênica de Chico Neller e trilha sonora inédita de Marcos Mendes. A montagem pretende olhar para o território de Mato Grosso do Sul a partir da dança, colocando em cena questões ambientais, características dos biomas do Estado e as transformações provocadas pela crise climática.
Antes da estreia, porém, a pesquisa se abre para o intercâmbio.
Ao todo, três artistas de diferentes regiões do Brasil desembarcam em Campo Grande para conduzir oficinas gratuitas. Além de Vitor Hamamoto, o projeto receberá Mário Nascimento, de Manaus, para uma formação em dança contemporânea, e Daniela Moraes, de São Paulo, com a oficina “Improvisação: estratégias para mover”.
A intenção é colocar a produção local em contato com diferentes métodos, repertórios e maneiras de pensar o movimento.
“Corpo entre ar” abre a programação
Na primeira oficina, Vitor Hamamoto propõe investigar justamente a fronteira entre aquilo que acontece dentro do corpo e o que se manifesta no espaço.
Com experiência em dança contemporânea, práticas somáticas e técnicas de consciência corporal, o artista trabalha com exercícios de autopercepção, escuta e expressão, buscando ampliar as possibilidades criativas do movimento.
A formação é destinada a artistas, estudantes e profissionais da dança, mas também está aberta a pessoas interessadas em práticas corporais e processos de investigação do movimento.
Serão disponibilizadas 20 vagas, com prioridade para quem tiver disponibilidade para acompanhar todos os encontros. A lista de selecionados será divulgada em 31 de agosto nas redes sociais da Cia do Mato.
Depois de “Corpo entre ar”, a programação continua com a oficina de dança contemporânea de Mário Nascimento, entre 24 e 28 de setembro, e a formação de Daniela Moraes, entre 4 e 7 de outubro.
Realizado com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC), o projeto transforma a dança em uma maneira de investigar o lugar onde vivemos. Em Chão de Veredas, olhar para Mato Grosso do Sul significa também perceber quantos caminhos podem surgir quando território e corpo começam a se mover juntos.
Serviço
Oficina “Corpo entre ar”, com Vitor Hamamoto
Datas: 6, 8, 9 e 10 de setembro
Horários: dia 6, das 14h às 19h; dias 8, 9 e 10, das 8h às 13h
Local: Ginga Espaço de Dança, Rua Brigadeiro Tobias, 956, Taquarussu, Campo Grande
Vagas: 20
Inscrições: gratuitas até 28 de agosto
Link para inscrição: Inscreva-se gratuitamente aqui
Resultado: 31 de agosto
Mais informações: @ciadomato e @culturalmanaka
Informações: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo




Comentários