top of page

#CULTURAnaCOZINHA | Aprenda a fazer Sopa Paraguaia

Atualizado: 21 de abr.

A Sopa Paraguaia é um prato típico da culinária paraguaia, apesar do nome, não é uma sopa no sentido líquido, mas sim um tipo de bolo salgado, muito popular no Paraguai e em algumas regiões do Brasil, como Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. Aqui está uma receita básica para preparar Sopa Paraguaia:


A Sopa Paraguaia é um prato típico da culinária paraguaia, apesar do nome, não é uma sopa no sentido líquido, mas sim um tipo de bolo salgado, muito popular no Paraguai e em algumas regiões do Brasil, especialmente na fronteira com o Paraguai. Aqui está uma receita básica para preparar Sopa Paraguaia:  Ingredientes: 2 xícaras de farinha de milho (fubá) 2 xícaras de queijo fresco ralado 2 xícaras de leite 4 ovos 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou banha de porco 1 cebola grande picada Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto 1 colher de sopa de fermento em pó Instruções: Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F) e unte uma forma refratária grande com um pouco de óleo ou banha. Em uma panela, aqueça o óleo ou banha em fogo médio e refogue a cebola picada até ficar macia e levemente dourada. Reserve para esfriar. Em uma tigela grande, misture a farinha de milho, o queijo fresco ralado, o leite, os ovos, a cebola refogada, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Adicione o fermento em pó à mistura e mexa delicadamente para que fique bem distribuído. Despeje a massa na forma refratária preparada e nivele a superfície com uma espátula. Asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 40-50 minutos, ou até que a Sopa Paraguaia esteja dourada e firme ao toque. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de cortar em pedaços e servir. Sirva a Sopa Paraguaia quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de uma salada verde ou como acompanhamento para pratos de carne. Essa receita rende aproximadamente 8 porções, mas você pode ajustar as quantidades conforme necessário. Aproveite essa delícia da culinária paraguaia!
Foto: Flavio Andre / Ministerio do Turismo

Ingredientes:


  • 2 xícaras de farinha de milho (fubá)

  • 2 xícaras de queijo fresco ralado

  • 2 xícaras de leite

  • 4 ovos

  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou banha de porco

  • 1 cebola grande picada

  • Sal a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Instruções:


  1. Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F) e unte uma forma refratária grande com um pouco de óleo ou banha.

  2. Em uma panela, aqueça o óleo ou banha em fogo médio e refogue a cebola picada até ficar macia e levemente dourada. Reserve para esfriar.

  3. Em uma tigela grande, misture a farinha de milho, o queijo fresco ralado, o leite, os ovos, a cebola refogada, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam incorporados.

  4. Adicione o fermento em pó à mistura e mexa delicadamente para que fique bem distribuído.

  5. Despeje a massa na forma refratária preparada e nivele a superfície com uma espátula.

  6. Asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 40-50 minutos, ou até que a Sopa Paraguaia esteja dourada e firme ao toque.

  7. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos antes de cortar em pedaços e servir.

  8. Sirva a Sopa Paraguaia quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de uma salada verde ou como acompanhamento para pratos de carne.

Essa receita rende aproximadamente 8 porções, mas você pode ajustar as quantidades conforme necessário. Aproveite essa delícia da culinária paraguaia!

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page