´Dancidades´ abre inscrições para oficina gratuita sobre acessibilidade nas artes cênicas até 12 de agosto
- eusoums
- 8 de ago.
- 1 min de leitura
A 5ª edição do projeto ´Dancidades: Dança e Cidadania´ convida artistas, produtores, gestores culturais, educadores e público geral, com ou sem deficiência, a refletir sobre a acessibilidade como criação, escuta e encontro.
A oficina ´Poéticas da Acessibilidade: Curadoria e Criação em Artes Cênicas´, parte da programação, será ministrada pelas artistas Soraya Portela e Anita Gallardo, de Parnaíba (PI), e tem inscrições abertas até terça-feira, 12 de agosto.

Com foco na acessibilidade estética, comunicacional e atitudinal, o curso propõe práticas e discussões para tornar os espaços culturais mais inclusivos, entendendo a acessibilidade como um direito e uma ferramenta de transformação social.
Sobre as facilitadoras:
Soraya Portela é artista, coreógrafa e pesquisadora que integra dança, teatro e audiovisual em processos colaborativos, especialmente com não artistas.
Anita Gallardo tem formação em Artes Cênicas, Artes Visuais e especialização em Arte Terapia e Educação Especial Inclusiva, além de ser idealizadora do Projeto ÍM.PAR, que usa dança e artes visuais para expressividade de pessoas com deficiência intelectual.
Detalhes da oficina em Campo Grande:
Datas: 15 de agosto (18h às 21h) | 16 e 17 de agosto (8h às 12h e 14h às 18h)
Local: Casa de Cultura (Av. Afonso Pena, 2270, Centro)
Inscrições gratuitas pelo formulário online — até 12/08.
No dia 15, às 19h, haverá apresentação aberta ao público do espetáculo de dança ´Desenho do Tempo´, com Marcos Mattos e Renata Leoni, na Casa de Cultura.
Realização: Arado Cultural
Apoios: UEMS, Casa de Cultura/Secult/Prefeitura de Campo Grande, UFGD, Casulo Espaço de Arte
Investimento: Lei Paulo Gustavo, Fundação de Cultura MS, SETESC/Governo MS, Ministério da Cultura/Governo Federal
Informações: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo





