Quem viveu a adolescência nos anos 2000 tem na memória momentos felizes cantando a plenos pulmões hits como “Baby, eu já sabia” e “A gente dá certo”, que marcaram a carreira de Sandy e Junior, dançou ao som de “Jeito Sexy” de Fat Family ou viveu uma desilusão amorosa embalada por “Não tô pronta pra perdoar”, de Wanessa. Por trás destes grandes sucessos, e muitos outros, está Milton Guedes, cantor, compositor, versionista e multi-instrumentista carioca. A sua trajetória, marcada pela versatilidade, reflete o amadurecimento de um talento que começou a ser lapidado ainda na infância, quando morou em Brasília - berço do rock nacional, e que se consolidou como um dos artistas mais respeitados do Brasil. A carreira de Milton Guedes, que se tornou conhecido nacionalmente, principalmente, por seu talento como saxofonista, começou como cantor aos 15 anos, paixão que ele resgatou nos últimos anos e tem se dedicado com apresentações por todo o país.
A Descoberta da Música
O primeiro contato de Milton com a música aconteceu por meio de seu irmão mais velho, baterista, que lhe apresentou grandes nomes do rock brasiliense, como Legião Urbana. Aos 15, entrou para um coral da igreja em que sua família frequentava, e aos 18 anos, formou sua primeira banda. Aos 20 anos, ao descobrir o saxofone, a sua carreira como músico tomou um rumo decisivo. Se destacando com o sax, Milton fez parcerias de sucesso com Lulu Santos, com quem tocou por anos, e outros ícones da música brasileira, como Roberto Carlos, Rita Lee, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Sandy & Junior, e muitos outros. Decidido a viver as oportunidades como músico naquele momento, Milton deixou de lado a sua carreira como cantor para se dedicar a intensa agenda de shows como instrumentista.
Paralelamente, atuou como compositor e versionista de canções de sucesso como as já citadas “Baby, eu já sabia” e “A gente dá certo”, de Sandy e Junior, “Jeito Sexy” de Fat Family, “Não tô pronta pra perdoar”, de Wanessa, além de “Não dá pra resistir”, de Rouge, “Se você não está aqui” do grupo Bro’z, entre outras.
“Tenho um espírito jovem, criativo, eclético, gosto de muitas coisas, acompanho tudo o que está rolando no meio da música, acredito que isso contribuiu muito para que eu pudesse criar uma bagagem rica culturalmente, de muitas referências, sem nenhum preconceito, sem limitações. Isso, sem dúvidas eu levo para as minhas músicas, para o meu trabalho”, comenta Milton Guedes.
O microfone, a sua eterna paixão
Em meio ao sucesso como saxofonista, em 1990, Milton decidiu voltar a se dedicar a sua carreira de cantor, lançando seu álbum de estreia em 1992 foi titulado “Milton Guedes” e trouxe uma mistura de pop, rock e música brasileira, imprimindo a personalidade eclética e o talento plural do cantor.
Nas telas, suas canções foram trilhas sonoras de cinema e novela, como o seriado "As Brasileiras” de Daniel Filho, “Mulheres-O Rock” que foi tema das aventuras dos atores Edson Celulari, Glória Pires e Luana Piovani na novela Guerra dos sexos, um dos grandes sucessos da TV Globo. Além da canção “Você Vai Lembrar de Mim” na novela global TI TI TI.
“Eu sempre estive aberto para as oportunidades e vivi momentos inesquecíveis como músico, mas eu comecei cantando e era um grande sonho voltar a colocar voz nas minhas canções. Acredito que tudo acontece no momento certo, como tem que ser, e assim foi”, explica o artista.
Em 2020, em meio a pandemia, Milton Guedes decidiu se dedicar integralmente às suas performances vocais. Em 2022, Milton lançou o EP Baladas de Amores Abalados, uma obra que trouxe canções como “Bem no Último Instante”, “Diz” e “Você Vai Lembrar de Mim”, que estouraram nas paradas e nas redes sociais.
Atualmente o multi-talento Milton Guedes viaja o Brasil com uma apresentação especial que tem o nome de “MILTON GUEDES MASHUP”, e é o primeiro show de mashups ao vivo do país. Uma experiência única que mistura músicas nacionais e internacionais de artistas como Tim Maia, Djavan, Michael Jackson e Stevie Wonder, criando uma atmosfera contagiante e inesquecível. O repertório que reforça o estilo musical versátil do cantor, mesclando artistas de diferentes gerações, atrai públicos de todas as idades, recebendo em seus espetáculos famílias inteiras. Além de animar as plateias cantando, em seus shows Milton apresenta algumas canções também tocando o seu companheiro de anos, o saxofone, proporcionando aos fãs momentos de nostalgia e emoção.
“O público que já acompanhava o meu trabalho apenas como instrumentista recebeu muito bem a minha carreira como cantor. É outra experiência! Criei uma conexão incrível com as pessoas, todo mundo canta, dança, se diverte. Toda vez que piso no palco é uma festa única! O mercado musical também me recebeu muito bem nessa nova fase, eu me apresento em cidades de todo o Brasil, vou em um ano, no ano seguinte eu volto. Acho que isso quer dizer que deu certo, né? As pessoas gostam e pedem de novo. Isso é muito especial”, celebra o cantor.
Milton Guedes é, sem dúvida, um dos artistas mais completos e talentosos do Brasil. Com uma carreira que abrange diversos estilos e décadas, ele segue conquistando o público com sua energia no palco, potência vocal e habilidade única como multi-instrumentista. Seja no palco, no estúdio ou nas trilhas sonoras, Milton é uma referência para a música brasileira e uma inspiração para as novas gerações de músicos e cantores.
Comentários