EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Dia do Vira-Lata: 5 dicas para quem está pensando em adotar

No dia 31 de julho é celebrado o Dia do Vira-lata e a data propõe a conscientização da população sobre a importância de resgatar e adotar os animais. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest , 80% dos entrevistados que tinham algum animal de estimação em casa disseram ter cães. Desses, 40% sem raça definida, os chamados "vira latas". Ainda de acordo com o levantamento, 30% dos entrevistados sem nenhum cão de estimação pretendem ter um futuramente.

Para o professor mestre em Comportamento Animal do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Diogo César Gomes da Silva, o vira-lata é muito capaz de se adaptar aos novos lares. "São muito inteligentes, possuem facilidade de aprendizagem, muitos deles, por já terem experiência no convívio com o homem, costumam ser muito sociáveis e dóceis, o que facilita essa interação. A melhor dica é não economizar nos carinhos e estabelecer uma relação de confiança com o animal. Também é importante estar alinhado com a família, para que todos o recebam da mesma forma. Eduque-o com amor", explica o zootecnista.


Além de companheiros, os vira-latas têm chances menores de adquirirem doenças ao longo da vida. "A miscigenação de raças que o vira-lata apresenta resulta em uma espécie de mistura genética, que reduz as chances de seleção de genes que poderiam levar a doenças no futuro".


O professor do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Diogo César Gomes da Silva, ainda aponta os principais cuidados que o vira-lata precisa ter ao ser adotado:


1. Ele viverá por muitos anos e necessitará de cuidados, portanto, não o abandone. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria, tristeza e sofrem muito ao serem abandonados. O abandono ainda pode colocar em risco a vida do animal e das pessoas - todos os dias muitos animais são atropelados ao acessarem ruas e rodovias nas cidades, por exemplo.


2. Esteja ciente das despesas, como cuidados veterinários, castração, vacinação, vermifugação, controle de pulgas, higiene, alimentação, entre outros. Não é demais lembrar que, por uma questão de bem-estar e segurança, ele não deverá ficar preso em correntes e não poderá sair à rua desacompanhado, então ele também exigirá do orçamento e cuidados. Os animais de estimação trazem muita alegria para as nossas casas, então nada é mais importante do que o carinho e atenção.


3. Se você já possui um outro cão, não pode esquecer de dar a mesma atenção a ambos, socializá-los e adaptá-los a esta nova forma de família. Se possui um gato, deve trabalhar a socialização ainda mais, e você deverá adotar um cão que consiga viver em harmonia com o felino, além de fazer com que eles interajam aos poucos. Com paciência, é possível conviver de forma tranquila e estabelecer uma relação de amor e confiança com ambos.


4. Cada animal tem a sua particularidade e temperamento, mas é importante adotar um comportamento adequado ao seu estilo de vida. Por exemplo: um animal mais ativo precisará de um tutor que também seja ativo, caso contrário, poderá concentrar sua energia em rasgar roupas, móveis da casa, cavar buracos e outras artimanhas. Lembre-se que filhotes passarão por essa fase de "destruir" objetos. É preciso ter muita paciência e educá-los de forma correta desde o começo.


5. Você precisará providenciar uma identificação para o seu animal. Alguns cães são doados já microchipados, mas você poderá encontrar plaquetas de identificação em petshops. A identificação pode ajudar a encontrar seu pet, caso ele fuja. Fique atento aos portões, pois o cuidado não é demais.

0 comentário
gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com