top of page

Escola de Campo Grande adere a Programa Educacional para promover a educação para crianças africanas

A escola cristã Estação Criança, de Campo Grande - MS, aderiu ao Programa Educacional Garrafas ao Mar, da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) e já mobiliza a participação de 85 alunos, desde as turmas da educação infantil até o ensino fundamental, do 2° ao 5° anos.


“Eu conheci o Programa Garrafas ao Mar pela Ângela que faz parte da equipe da FSF, durante uma ação solidária em uma aldeia indígena perto de Ponta Porã. Ela me disse sobre o objetivo do programa, fiquei encantada e pensei que precisávamos ajudar de alguma maneira. O nosso pouco, com o pouco de mais alguém, que virará muito,” relembra Tatiana Biancão, responsável pela escola.


O Programa Educacional Garrafas ao Mar da FSF surgiu através da educadora Ana Lúcia Caetano, no ano de 2017. Atualmente três escolas integram o programa, uma em Mato Grosso do Sul e duas no estado de São Paulo. O foco principal é formar e ensinar os alunos sobre a importância da realização e contribuição em causas humanitárias, através da conscientização ambiental.


“Ano passado, buscamos todas as informações sobre o Programa, fizemos a inscrição da escola e organizamos todo o planejamento de cada ação. Este ano, já iniciamos todo o trabalho pedagógico com nossos alunos e programamos a nossa primeira ação junto com a comunidade”, detalha Tatiana. A ação será nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a partir das 14h, no bairro Coronel Antonino, com o objetivo de recolher tampinhas e garrafas plásticas espalhadas pelas ruas. O material recolhido será reciclado e o valor será doado para projetos da FSF para a promoção da educação de crianças africanas.

Além disso, pela escola foram colocadas garrafas plásticas customizadas pelos alunos para quem quiser e puder fazer doações de moedas. “As crianças começaram a trazer as moedinhas, estão super empenhadas e animadas. É muito bacana quando a gente ensina e instiga as crianças a fazer o bem”, comemora Tatiana.


Sobre o Programa Garrafas ao Mar - lançado em 2021, o Primeiro Programa Educacional da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras tem o propósito de preparar estudantes como agentes de mudança no mundo a partir dos sentimentos de empatia e fraternidade no ambiente escolar. São duas modalidades, a primeira de espalhar garrafas, por pontos estratégicos dentro das escolas, e incentivar os estudantes a fazerem doações em dinheiro, conforme a vontade e possibilidade. A outra modalidade é o recolhimento e a reciclagem de tampinhas de garrafas descartáveis e o valor arrecadado é repassado para a FSF. Nas duas modalidades, os valores arrecadados serão revertidos para a construção de escolas, aquisição de materiais escolares e suporte pedagógico nas atividades educacionais desenvolvidas nos projetos da organização.


Como participar - Podem participar escolas do Brasil e do exterior, o Programa é 100% gratuito e voluntário e para fazer parte, um representante da escola deve fazer a inscrição no site https://garrafasaomar.fraternidadesemfronteiras.org.br.


Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.fraternidadesemfronteiras.org.br


Texto: Por Kethelyn Mara - FSF

0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page