top of page

FIT celebra a força da memória e o encanto da literatura nesta terça-feira

Espetáculos (Im)possível Memória e Os Botões das Camisas e das Rosas serão apresentados


A programação do Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) nesta terça-feira (23) segue pulsando com histórias que atravessam gerações, afetos e memórias. Pela manhã, às 8h30, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa recebe o solo “(Im)Possível Memória”, de Júnia Pereira, artista douradense que parte de uma busca íntima — a descoberta de uma tataravó escravizada — para transformá-la em material cênico. À noite, às 19h30 no Núcleo de Artes Cênicas da Unidade 2 da UFGD, o público se encontra com o universo lúdico e delicado da peça “Os Botões das Camisas e das Rosas”, da Esboço Caótico Cia de Teatro, voltada para crianças, mas que emociona também os adultos.


ree

Para Júnia, o processo é sobre dar corpo às ausências e aos silenciamentos da história. “Meu principal objetivo foi transformar esse material íntimo em algo que pudesse ser ampliado e trazido para a esfera pública. A arte é incrível, porque nos traz a possibilidade de criar imagens e memórias daquilo que foi silenciado e ocultado”, afirma. Apresentar o solo no festival, para ela, é também um ato político: “Me sinto orgulhosa e honrada de fazer parte desse Festival, pois sabemos que produzir um evento como esse em Dourados/MS é uma prática de resistência cultural e política”.


Já em “Os Botões das Camisas e das Rosas”, a literatura se torna ponte para tratar de temas delicados como a morte, o luto e a solidão de forma acessível e otimista. Para a atriz Negah Carol, é o lúdico que abre espaço para diálogos sensíveis: “Podemos conversar sobre qualquer assunto com as crianças, a questão está sempre no ‘Como’ e não no ‘O Que’. O ponto chave é o incentivo à leitura — escutar e ler histórias é uma forma mágica de viajar e conhecer lugares e pessoas”.


A diretora e produtora Flávia Janiaski destaca a alegria de levar o trabalho ao FIT, especialmente por se tratar de um grupo formado por egressos da UFGD. “É uma honra mostrar para toda a população de Dourados o trabalho de pesquisa e arte que desenvolvemos. Quando temos a oportunidade de gerar essa movimentação das famílias saírem de casa para ver teatro, observamos a formação de público por uma outra perspectiva. As crianças se emocionam e os adultos também, é muito bom ter essa interação”.


O FIT segue até o fim de semana com apresentações nacionais, internacionais e locais, sempre com entrada gratuita. Acompanhe os próximos dias de programação no Instagram @culturaufgd.


O evento é realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita.

 
 
 

Comentários


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
#EUsouMS POSTS-4_edited.png

© 2025 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

Desenvolvido por facaseu.site

bottom of page