Nesta semana: mostra Cerrado Abierto apresenta série de performances e ações sobre corpo e gênero
- eusoums
- há 3 horas
- 3 min de leitura
De segunda (20) até quinta (23), ações acontecem a partir das 15 horas, na Plataforma Cultural.
A principal mostra de danças contemporâneas de MS, a ´Cerrado Abierto´, começou no domingo (19) e segue nesta semana com uma ampla programação: ativações performáticas, mini residência, oficina, exposições e roda de conversa. Realizada pela Arado Cultural, a quinta edição apresenta um recorte curatorial inédito ao receber o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas, até 7 de novembro, com entrada gratuita.

Esta edição da Mostra conta com o investimento do programa Iberescena, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal. Já o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática, é realizado com apoio da Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça.
Programação propõe reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade
A Mostra busca abrir fronteiras para além dos territórios geográficos e provocar reflexões sobre hábitos, modos de vida e pensamentos da sociedade diante das questões de gênero e sexualidade. Coisa Corpo Matéria é o recorte curatorial da quarta edição do projeto CORPOMEIOLÍNGUA, da Selvática Ações Artísticas, que integra a programação do Cerrado Abierto.
Serão dez obras expostas que envolvem, cada uma a seu modo, um momento de ativação-performance seguido de permanências-reverberações-vestígios da coisa-matéria. Este corpo que se modifica se mescla ao lugar pantanoso e pensamento cerradista do evento que recebe o CORPOMEIOLÍNGUA, terreno alagadiço, lamacento e úmido, com solo encharcado e rico em matéria orgânica, onde a água pode ser doce ou salgada, e que abriga vegetação adaptada a este ambiente.
De 20 a 23, a mostra traz ativações/performances duracionais na Plataforma Cultural. Nesta segunda (20), a partir das 15 horas, acontecem as ativações/performances duracionais: ´Ressonância Cromática´, com Carla Ferraz (RJ) - classificação livre; ´Fake Faquiresa´, com princesa Ricardo Marinelli (PR) - classificação 16 anos e; ´Outros Mapas para as Mesmas Cidades, com Ricardo Nolasco (PR/RJ) - classificação livre. Já de noite, as ativações/performances pontuais: ´MTMFCA´, com iahra (RJ) - classificação 16 anos, às 18 horas e, ´Imersão úmida´, com Ana Reis (GO/RJ) - classificação 18 anos, às 19 horas.
Na terça (21), a partir das 15 horas, acontecem as ativações/performances duracionais: ´Ressonância Cromática´, com Carla Ferraz (RJ) - classificação livre; ´Fake Faquiresa´, com princesa Ricardo Marinelli (PR) - classificação 16 anos e; ´A sombra da palavra´, com Francisco Mallmann (PR) - classificação livre. De noite, as ativações pontuais: ´Outros Mapas para as Mesmas Cidades´, com Ricardo Nolasco (PR/RJ) - classificação livre, às 18 horas e, ´Imersão úmida´, com Ana Reis (GO/RJ) - classificação 18 anos, às 19 horas.
Na quarta (22) a programação começa às 9 horas, com a mesa de debates “Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação”, com a participação das curadoras e artistas da edição, na Hámor Livraria, com classificação livre e acessível em libras. De tarde, a partir das 15 horas, acontecem as ativações/performances duracionais: ´Ressonância Cromática´, com Carla Ferraz (RJ) - classificação livre; ´A sombra da palavra´, com Francisco Mallmann (PR) - classificação livre e; ´De tanto te pensar, sem nome, me veio a ilusão´, com Miro Spinelli (PR) - classificação livre. E de noite, às 19 horas, a ativação pontual: ´Niñ(h)o ou uma casa provisória para o nascimento do invisível´, com Tiyê Macau (MA/CE/SP) - classificação 16 anos.
Já na quinta (23), a partir das 15 horas, rolam as ativações/performances duracionais: ´Ressonância Cromática´, com Carla Ferraz (RJ) - classificação livre e ´De tanto te pensar, sem nome, me veio a ilusão´, com Miro Spinelli (PR) - classificação livre. Pela tarde, às 16 horas, também acontece a ação pontual na rua ´Corpa-Manifesto´ com Rafa Bqueer (PA/RJ) - classificação livre. E, de noite, às 19 horas, a ativação pontual: ´Mil Besos´, com Gabriel Machado (PR/RJ) - classificação livre. Os resultados das ativações performáticas darão origem a uma exposição, que ficará em exibição na Plataforma Cultural, até 07 de novembro.
Além das ativações performáticas e exposição, o projeto traz ainda a mini residência “Práticas performativas em bando”, voltada para jovens artistas, de 24 a 26 de outubro, na Ginga Espaço de Dança e a oficina “Conviver com”, voltada para adolescentes, nos dias 27, 28 e 29. Esta edição da mostra Cerrado Abierto contará com uma segunda etapa, de 13 a 16 de novembro, com nova programação e artistas.
Serviço: a primeira etapa da 5a edição do ´Cerrado Abierto - Mostra de danças contemporâneas´, acontece até 07 de novembro, com o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas. Mais informações pelo site www.cerradoabierto.com.br, telefone (67) 98115-6071 e Instagram @aradocultural.
Foto: Ricardo Nolasco
Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo