top of page

Palco Giratório do Sesc desta semana tem peça-performance e workshop de criação de textos

A programação semanal da 24ª. edição do Palco Giratório prevê a apresentação da peça-performance Museu dos Meninos - Arqueologias do Futuro que é uma arqueologia afetiva sobre 5 "artefatos" recolhidos na pesquisa para a criação do Museu dos Meninos. Maurício Lima evoca a figura do ator MC que, através de alguns desenhos e grafismos, realiza um depoimento a partir de memórias vividas e inventadas da sua infância e adolescência no Complexo do Alemão, território de origem do artista.


As peças estarão disponíveis no youtube.com/SescBrasil nos dias 24 e 26 de maio, às 20h.

Nos dias 23 a 25 de maio, entre 19h e 22 horas, tem o Laboratório de Produção de Textos e Podcasts, um workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022, resultando na produção de conteúdo para internet nos formatos de texto e áudio. Ministrado por integrantes da equipe do Quarta Parede (PE), o workshop será composto por dois módulos com carga horária de 9h cada um.


No primeiro módulo (texto), os participantes terão contato com diversas concepções de crítica teatral, com foco nas práticas críticas contemporâneas e perpassando os territórios das representatividades de etnia, gênero e sexualidade. Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a produzir exercícios críticos textuais em torno dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022.


No segundo módulo (Podcast), serão apresentados os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling etc.) e as etapas de produção sonora (roteiro, planejamento de produção, gravação e edição). Os participantes serão convocados a recriar os textos críticos produzidos no primeiro módulo para o formato de podcasts, adaptando-os a partir da escrita de roteiro, gravação e edição e podendo contar ainda com depoimentos dos integrantes dos espetáculos.


Ao final dos módulos, acontecerá um encontro de avaliação sobre os exercícios de produção crítica na oficina como um todo, abordando os desafios e métodos de transcrição dos textos para o formato de podcasts.


A programação completa mês a mês pode ser acessada aqui


Programação online - Diante das mudanças conjunturais emergentes nos tempos atuais e afirmando a reinvenção promovida pelas artes, esta edição do Palco Giratório aposta nas possibilidades abertas por interfaces digitais. Serão realizadas 162 apresentações artísticas e 200 ações formativas. Ao longo do ano, será mobilizado um conjunto aproximado de 103 coletivos artísticos de todo o país. 


Para mais informações e programação completa, acesse o site:


0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page